Veado-da-mão-curta estava em uma pequena propriedade rural
A equipe de resgate do Setor de Fauna Silvestre da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) encaminhou um veado-da-mão-curta ao GramadoZoo na última semana. A espécie, com ocorrência confirmada na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, consta como vulnerável na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção e em perigo na lista do Rio Grande do Sul.
A chefe do Setor de Fauna, Thais Michel, explica que o cervídeo foi encontrado, há cerca de dez dias, em uma pequena propriedade rural no município de Progresso, no Vale do Taquari. O animal foi perseguido por cães e recolhido e mantido por uma família de agricultores, até o resgate pelo Comando Ambiental da Brigada Militar.
O Mazama nana, popularmente conhecido como veado-da-mão-curta, veado-bororó-do-sul ou veado-poca, é um pequeno cervídeo encontrado desde o norte do Paraná até o centro do Rio Grande do Sul, adentrando Paraguai e Argentina. Caracteriza-se por coloração homogênea avermelhada e dificilmente excede os 15 quilos e 45 centímetros de altura. É uma espécie característica das matas de Araucária, a Floresta Ombrófila Mista, um dos sistemas florestais mais ameaçados do Brasil.
Notícias relacionadas
Atingidos pelas enchentes têm até terça para adquirir eletrodomésticos com restituição de imposto
Programa Devolve ICMS Linha Branca ajuda a população afetada na reconstrução de seus lares
Inaugurada pavimentação asfáltica da Estrada da Boa Esperança Alta
A entrega oficial do projeto de infraestrutura ocorreu em frente a Igreja Evangélica
Entenda quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente
Consumidor deve ficar atento a prazos
Bancos não terão expediente nesta terça-feira
De acordo com a Febraban, somente o PIX, sistema que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente