Geral

Espécie ameaçada de extinção é encontrada em Progresso

Publicado em: 31 de julho de 2017 às 15:20 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:08
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Governo do Estado
  • Foto Divulgação/SEMA
    compartilhe essa matéria

    Veado-da-mão-curta estava em uma pequena propriedade rural

    A equipe de resgate do Setor de Fauna Silvestre da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) encaminhou um veado-da-mão-curta ao GramadoZoo na última semana. A espécie, com ocorrência confirmada na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, consta como vulnerável na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção e em perigo na lista do Rio Grande do Sul.

    A chefe do Setor de Fauna, Thais Michel, explica que o cervídeo foi encontrado, há cerca de dez dias, em uma pequena propriedade rural no município de Progresso, no Vale do Taquari. O animal foi perseguido por cães e recolhido e mantido por uma família de agricultores, até o resgate pelo Comando Ambiental da Brigada Militar.

    Mazama nana, popularmente conhecido como veado-da-mão-curta, veado-bororó-do-sul ou veado-poca, é um pequeno cervídeo encontrado desde o norte do Paraná até o centro do Rio Grande do Sul, adentrando Paraguai e Argentina. Caracteriza-se por coloração homogênea avermelhada e dificilmente excede os 15 quilos e 45 centímetros de altura. É uma espécie característica das matas de Araucária, a Floresta Ombrófila Mista, um dos sistemas florestais mais ameaçados do Brasil.