Geral

Em Sinimbu, brinquedos, livros e material escolar vão contemplar alunos

Publicado em: 31 de maio de 2024 às 07:01
ENTREGA DAS DOAÇÕES OCORREU NA MAIOR ESCOLA DE SINIMBU | GRUPO ARAUTO
compartilhe essa matéria

Campanha liderada pelo Grupo Arauto teve seu desfecho com a entrega de dezenas de doações na Escola Municipal Nossa Senhora da Glória

Completou-se um mês da chuvarada que ocasionou a enchente sem precedentes na história do Rio Grande do Sul e as cenas de terror não saem da cabeça de quem viveu de perto o drama de ver seu município devastado. Mas da mesma maneira se tornou inesquecível a mobilização que surgiu como resposta. A força de reação, de doação, de solidariedade que atravessa fronteiras emociona. E dá um novo ânimo para recomeçar. Sinimbu foi o município do Vale do Rio Pardo mais afetado, mais destruído por esta tragédia, e nitidamente luta a cada dia para retomar, aos poucos, sua vida, suas atividades. Foi para lá que o Grupo Arauto destinou as dezenas de doações, entre brinquedos, livros de histórias e materiais escolares, recebidos em suas unidades de Vera Cruz, Santa Cruz e Venâncio Aires.

Foi na tarde desta quarta-feira, dia 29, quando o sol brindou o Estado, que ocorreu o desfecho da campanha Solidariedade em Movimento, alusiva ao mês de maio da iniciativa Sempre em Movimento, adotada pelo Grupo Arauto para desenvolver ao longo do ano ações práticas mensais. Foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória, a maior de Sinimbu, que concentra cerca de 520 estudantes do nível A da Educação Infantil (quatro anos) ao 9º ano e aproximadamente 70 profissionais, que as caixas de doações foram destinadas e serão compartilhadas também com a Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, ambas muito atingidas pela enxurrada.

Na presença da secretária municipal de Educação, Anita Brandenburg, da vice-diretora do educandário, Giovana Bloedorn, de professoras e funcionárias, que as doações foram acomodadas em uma das salas que já recebeu a reforma para voltar a funcionar. Por lá, todo o térreo foi atingido e a água chegou a cerca de 2,30 metros de altura. São tantas salas atingidas que era até difícil enumerar. Foram cinco salas da Educação Infantil, sala de atendimento educacional especializado, laboratório de informática com 20 computadores, laboratório de ciências, biblioteca com 10 mil exemplares, secretaria, direção, sala de anos iniciais, finais. Só em salas de aula foram nove, fora as administrativas, depósito, banheiros, cozinha, refeitório. A expectativa é de retornar com as aulas na Emef Nossa Senhora da Glória na segunda quinzena de junho. Na Emei, destruição total. “Sobrou o prédio e os aparelhos de ar-condicionado instalados ao alto”, resumiu Anita. Lá, as aulas retornaram em regime de plantão.

Mobilização incrível

Giovana chega a se emocionar ao relatar junto da secretária Anita, a corrente de ajuda que se instalou na mesma velocidade e força que as águas tomaram o térreo da escola. São entidades, prefeituras, grupos organizados, empresas, pessoas físicas de perto e de longe, inclusive de outros estados, querendo até adotar salas inteiras. Mas independente do tamanho do auxílio, o gesto, a empatia, é o que motiva a gratidão.

Hora de brincar

Foi a mensagem deixada pela vice-diretora Giovana após a entrega do Grupo Arauto, só possível graças a inúmeras pessoas que desapegaram dos itens que tinham voltados exclusivamente ao público infantil ou compraram novos. “Quando nossas crianças voltarem, vão querer explorar o que tem, estes brinquedos, vão querer é brincar”, resume. “Todo brinquedo tem o seu encanto, a sua maravilha, a sua beleza, e através desta brincadeira, ao retornar a escola, rever os colegas, poder ver um novo brinquedo, provavelmente muitos não tem mais nenhum em casa, vai trazer um acalento, uma nova energia, uma nova inspiração e alegria e muito afeto para estas crianças. Todos estes brinquedos e livros serão de grande ajuda neste primeiro momento, quando nossos estudantes estiverem retornando à escola. Nossa preocupação é acolhê-los da melhor forma possível, com muito amor e carinho. Sabemos que estão ansiosos para rever os professores, coleguinhas, e por tudo isso somos muito gratos por toda ajuda que estamos recebendo”, completou Giovana, vice-diretora da escola.