Geral

Saiba como utilizar a passagem integrada em Santa Cruz

Publicado em: 31 de março de 2023 às 18:33 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 16:42
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Isadora Oliveira/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Dispositivo exige uso de cartão eletrônico e conta com identificação facial de seu portador

    O transporte público urbano de Santa Cruz do Sul iniciou uma nova fase. A Prefeitura Municipal apresentou o novo sistema de integração tarifária, que já está em vigor. Concebida pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob) dentro do projeto de reestruturação e modernização do transporte público municipal, a iniciativa traz diversas novidades aos usuários de ônibus. Entre elas, o destaque vai para a passagem integrada, que permitirá ao usuário fazer um segundo embarque gratuito em até 75 minutos, a contar da primeira viagem realizada.

    Durante o ato, a prefeita Helena Hermany assinou o decreto que trata da política tarifária e sobre as normas para a integração tarifária no sistema de transporte urbano. Ela lembrou que a tarifa integrada é assunto no município desde os anos 2000. “Hoje, graças a um grande trabalho, estamos colocando esse projeto em prática. É um avanço muito grande no nosso compromisso de cuidar das pessoas, principalmente as que mais precisam”, avaliou.

    Helena lembrou que o transporte público urbano do município é qualificado – todos os veículos possuem ar-condicionado funcionando e acessibilidade. Ela ainda enfatizou o valor da passagem em Santa Cruz do Sul. “Há três anos a nossa tarifa está em R$ 4,45 e eu pretendo que fique assim até o final do nosso Governo”, afirmou. A prefeita pediu o apoio das lideranças de bairro para promoverem o serviço e estimularem suas comunidades para o uso do transporte público como forma de manter o atual preço da passagem.

    Ela acredita no transporte público como mais uma forma de contribuir para a fluidez do trânsito, diminuindo o número de veículos nas ruas. Para a prefeita, o novo sistema fará muita diferença na vida das pessoas. “Podemos dizer que Santa Cruz está com um transporte de alto nível, diferenciado e com muita qualidade”, concluiu.

    O novo sistema

    A melhoria será possível a partir da implantação da bilhetagem eletrônica. O titular da Sesmob, Valmir José dos Reis, apresentou aos convidados o funcionamento do novo sistema. “Recebi da prefeita Helena a missão para fazer de Santa Cruz do Sul o primeiro município do interior do Estado com passagem integrada”, revelou. O dispositivo exigirá uso de cartão eletrônico e contará com identificação facial de seu portador. A medida deve trazer mais agilidade ao embarque e segurança aos passageiros, por dispensar o manuseio de dinheiro.

    Os usuários terão acesso a um aplicativo, com múltiplas funções: acompanhamento do trajeto da linha em tempo real, indicação das paradas, previsão de chegada aos pontos e percursos. A tabela de horários também pode ser acessada por aplicativo ou QR Code – o app Bus2 pode ser encontrado no Google Play ou na Apple App store. “O governo da prefeita Helena colocou o transporte público na era moderna e digital, através do aplicativo”, avaliou.

    Outro componente importante é a segurança: um sistema de câmeras garantirá a transmissão de imagens em tempo real de dentro dos veículos. 

    Ao final da apresentação, Helena, o vice-prefeito Elstor Desbessell, Reis e outros convidados foram até a parada da rua Tenente-coronel Brito, atrás do Palacinho, para participar de uma demonstração do novo sistema. Durante a atividade, a prefeita conversou com os usuários do serviço e foram distribuídos panfletos apresentando o novo sistema de bilhetagem eletrônica.

    Como utilizar a tarifa integrada 

    Para ter acesso à tarifa integrada, o usuário precisa ter o cartão eletrônico cidadão ou os cartões do vale-transporte, de estudante ou de idoso. Todos os passageiros com cartão devidamente cadastrado junto ao Consórcio TC Stadtbus tem acesso ao benefício.

    Para fazer um cartão novo, o custo é de uma recarga no valor de 10 passagens (cada passagem custa R$ 4,45). O endereço do Consórcio TC Stadtbus fica na Rua Júlio de Castilhos, 495, Edifício Green Center, Sala 26. Telefone: (51) 3715-1895.