Volume da chuva preocupa comunidade. Defesa Civil pede que não passem pelo local
Se sem chuva, os moradores já reivindicam uma nova ponte para o Residencial Viver Bem, com a instabilidade o assunto piora e preocupa a comunidade em Santa Cruz. A moradora Sabrina Silva, indignada com a situação, gravou um vídeo onde caminha sobre a ponte quase submersa pelas águas do Arroio das Pedras. De acordo com ela, se a sanga transbordar, as casas serão atingidas.
Sabrina salienta que a melhoria da ponte já é uma reivindicação antiga da comunidade. "Precisamos da ponte para ir ao mercado, para as crianças irem à escola, para irmos ao Hospitalzinho e ao trabalho. Precisamos disso. Ano passado fizemos um abaixo-assinado e ganhamos. A ponte estava caindo, mas eles só colocaram escoras", lamenta. A moradora ainda relata que muitas residências já estão alagadas por conta do volume da chuva e da falta de escoamento no local.
De acordo com a Secretaria de Comunicação de Santa Cruz, há um laudo da Defesa Civil e Secretaria de Obras (Seoi) de que não existe risco de queda. "Já iniciamos uma manutenção preventiva das duas pontes no Viver Bem", salienta o secretário Régis de Oliveira Júnior.
Local deve ser evitado
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Tenente José Joaquim Barbosa, a comunidade deve evitar passar pela ponte. A melhor opção para quem deseja sair do Residencial é fazer a volta pela Rua Victor Frederico Baumhardt. O atalho, pela ponte, deve ser evitado. "A Secretaria de Obras realizou reparos na semana passada, mas por conta do volume da chuva, não recomendamos a passagem", orienta.
De acordo com Barbosa, a carga pluviométrica foi entre 50 a 60mmm, num período de duas horas e meia. Segundo ele, "é muita chuva para pouco tempo. Devido a isto, em muitos pontos, a rede pluvial não deu vazão suficiente vindo a transbordar pelos bueiros", relata. Foi o que aconteceu no Residencial Viver Bem. Na Rua Erva Mate, 10 residências foram inundadas com 10 centrímetros de lâmina de água no interior das casas. Houve ainda alagamento nas Ruas Alecrim, Alfazema e Abrelino Pedroso. Para melhorar a situação, um caminhão desentupidor irá verificar a rede de esgoto do Residencial Viver Bem.
Em outros pontos de Santa Cruz, há alagamento na rótula do posto 2001 e na Rua 28 de Setembro com a BR-471. Na Rua Borges de Medeiros com a Thomas Flores, a tampa de um bueiro levantou com a pressão da água. No Bairro Beckenkamp, a situação também preocupa.
Veja o vídeo gravado por Sabrina, no Residencial Viver Bem:
Veja fotos da situação no Bairro Beckenkamp:
Notícias relacionadas
Corsan trabalha para retomar abastecimento em três bairros de Santa Cruz
Profissionais trabalham em uma rede que se rompeu na Rua Felipe Spies
Mindfulness, para sair do piloto automático
Se você conhece, saiba que as vantagens da prática de mindfulness não se limitam ao universo adulto. A atenção plena ajuda as crianças a exercitarem a empatia, a calma, a controlar as próprias emoções. Ainda, favorece o autoconhecimento e estimula o desenvolvimento emocional.
Por Daiana Theisen
Torcida Organizada – Arauto News – 22/01/2025
Início do Gauchão 2025 é destaque no programa de hoje.
Abastecimento no Bairro Jardim Europa deve ser restabelecido nesta quarta-feira
Rompimento registrado na RSC-287 ocasionou a falta de água para moradores santa-cruzenses