Esportes

Korpus Futsal é campeã nacional sub-10

Publicado em: 31 de janeiro de 2023 às 08:07 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:04
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: divulgação
    compartilhe essa matéria

    Representando o Rio Grande do Sul, a escolinha trouxe o título nacional para o Estado e foi recebida com carreata

    Foi no sufoco e com polêmica. A escolinha Korpus Futsal, de Candelária, foi campeã da Iberleague Nacional de futebol no último sábado (28), em Campinas, São Paulo. A competição, que reúne clubes e atletas de todo o país deu, ao campeão, a oportunidade de disputar  e representar o Brasil no campeonato mundial em Estoril, Portugal. O time que viajou a Campinas foi formada por atletas dos núcleos de Vera Cruz e de Candelária, tendo cinco jogadores vera-cruzenses e outros três de Santa Cruz do Sul, mas que atuam na Capital das Gincanas.

    A final não foi fácil dentro e fora de campo. Após empate em 1 a 1 com o Pratas da Casa – equipe composta por jogadores do RB Bragantino, São Paulo, Corinthians e Santos e favoritos ao título –  no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. Na quarta cobrança, quando a disputa estava em 3 a 3, Cauã Sides, da Korpus, converteu o chute acertando o ferro de sustentação ao fundo da goleira. Contudo, o árbitro da partida alegou que a bola bateu na trave, contabilizando erro do jogador. Após revolta e 20 minutos do juiz checando as filmagens, ele confirmou o gol do clube gaúcho. Neste momento, no entanto, o adversário recusou-se a voltar para partida, com as autoridades do campeonato optando por declarar as duas equipes campeãs.

    TRAJETÓRIA

    Além do título, a Korpus fez um campeonato de dominância em Campinas. Na fase de grupos, a equipe empatou em 3 a 3 com o Barçacity, venceu por 3 a 1 o São Paulo e perdeu por 5 a 3 para o forte time do Pratas da Casa. Tendo classificado em segundo  lugar no grupo, eles golearam o Inter Soccer por 6 a 1 nas quartas de final e na próxima fase, golearam o Barçacity, em novo confronto entre os adversários do grupo C, que classificou as duas equipes para a semifinal.

    O atleta Miguel Martins, da Korpus, foi o artilheiro do campeonato com oito gols, sendo destes, cinco em cobranças de falta. “A conquista  é uma das maiores da história das categorias de base do Vale do Rio Pardo e com certeza é a maior da história da Korpus”, comenta Douglas dos Santos Braga, coordenador da escolinha. “Estamos muito orgulhos destes meninos que têm apenas 10 anos”.

    COMEMORAÇÃO

    Na volta ao Rio Grande do Sul, neste domingo, dia 29, a Korpus foi recebida com grande celebração. Foram realizadas carreatas, junto a um caminhão do Corpo dos Bombeiros, em Vera Cruz e Candelária, terra natal da escolinha. Dezenas de pais, alunos e simpatizantes pintaram as ruas de azul e laranja para receber os campeões e agora, mundialistas. 

    “Nós agradecemos a todos os pais e  os demais que ajudaram a tornar este sonho possível, seja comprando rifas, apoiando ou até mesmo orando por nossos meninos, que também merecem nossa gratidão pelo grande desempenho em Campinas”, salienta Douglas.