Menores de 15 anos só poderão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais
A Comarca de Santa Cruz do Sul do Juizado Regional da Infância e Juventude normatizou a permanência de crianças e adolescentes nas festividades de Carnaval para este ano. Através da Portaria 01/2018, publicada nesta quarta-feira (31), assinada pelo juiz Assis Leandro Machado, foi definido que fica proibida a permanência de menores de 15 anos desacompanhados dos pais ou responsável legal em festividades em clubes e salões.
Para adolescentes entre 15 e 17 anos será exigido apresentação de carteira de identidade e autorização dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida em cartório.
O documento também afirma que as normas visam regulamentar e respaldaraa a atuação do Conselho Tutelar e da Brigada Militar quanto ao ingresso e permanência de pessoas com idade inferior a 18 anos. Na portaria o magistrado determina que a medida seja cumprida "considerando que o evento é público e as festividades incluem promoções dançantes e espetáculos públicos que se estenderão durante a madrugada, com evidente consumo de bebida alcoólicas e que o acesso a essas atividades é livre mediante simples custeio do ingresso".
O descumprimento da portaria pode resultar em multa administrativa nos termos do art.249 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.
Confira as regras:
Crianças com até 12 anos: somente poderão ingressar nos bailes infantis na companhia dos pais ou responsáveis legais, neste último caso, desde que haja prova de relação parental entre a criança e/ou cuidador (tios, avós), mediante autorização por escrito dos pais ou responsáveis, com documento reconhecido em cartório;
Adolescentes entre 13 e 14 anos: somente poderão comparecer nas casas de festas acompanhados pelos pais ou responsáveis legais, devendo esta codnição ser comprovada pelo responsável mediante documento hábil reconhecido em cartório;
Adolescentes entre 15 e 17 anos: somente poderão ingressar desacompanhados nos clubes e salões mediante apresentação de carteira de identidade e autorização ods pais ou responsáveis, com documento reconhecido em cartório.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores