Covid 19

“Flexibilização visando segurança”, diz Carlão sobre atualização do decreto

Publicado em: 30 de dezembro de 2020 às 14:23 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 08:05
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prefeitura de Santa Cruz divulgou ontem novas regras com flexibilizações

    Um atualização do decreto, com flexibilizações das regras da pandemia da Covid-19, foi divulgada nesta terça-feira (29) pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Conforme o prefeito do município, Francisco Carlos Smidt, a reformulação do texto ocorreu para atender pedidos de alguns setores, mas também para adequar algumas regras que se contradiziam perante o decreto estadual. "Nós solicitamos à Procuradora Geral uma consolidação de todos os decretos, com segurança e equilíbrio, em tudo que pudesse ser flexibilizado, sempre respeitando as decisões do decreto do Governo do Rio Grande do Sul", comenta.

    Para ler o novo decreto clique aqui. Entre as novas regras, Carlão cita a ampliação do horário de atendimento em restaurantes e na abertura de shoppings e galerias, por exemplo. "Na medida que você amplia esse horário, a tendência é que tenha menos aglomeração e isso é segurança. Flexibilização visando segurança", diz. Outro ponto destacado pelo prefeito foi a possibilidade de mais pessoas auxiliarem em serviços de mudança. "Não tem como uma pessoa carregar um armário sozinho. Eram questões impostas e que resolvemos reavaliar", fala. 

    A liberação das piscinas em condomínios também ocorreu após uma análise completa dos demais decretos. "Pelo Estado já estava liberado, mas nos condomínios não estavam. Muitos deles aqui em Santa Cruz têm as piscinas e eu vejo isso como saúde. Quase como uma academia, onde as pessoas praticar natação", ressalta. Conforme Carlão, embora tenham muitas regras que impedem o funcionamento de alguns setores, a Prefeitura tentou agir da melhor forma para tomar medidas com segurança e cautela. "Não está tudo liberado, mas houve uma flexibilização. Não nos faltou boa vontade, com responsabilidade", completa.