Expectativa da FCDL-RS é que o desconto atraia os consumidores
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, elogia a nova regra que permite cobrar preços diferentes à vista e à prazo, especialmente no cartão de crédito, viabilizada pela Medida Provisória 764, que já está em vigor.
"Há muito tempo estávamos pleiteando esta ação que traz, em especial, ganhos para as micro e pequenas empresas, que costumam pagar taxas maiores para as administradoras de cartões. A regra vai permitir que os lojistas possam conceder descontos para os consumidores que efetuarem compras e optarem pelo pagamento à vista. O percentual de desconto a ser concedido dependerá do custo economizado pela empresa pela não utilização do cartão de crédito", enfatiza o presidente da FCDL-RS.
Vitor Augusto Koch ressalta que as micro e pequenas empresas, geralmente, pagam um custo maior pelo uso do cartão de crédito, algo entre 3% e 5%, porque as administradoras calculam o percentual sobre o faturamento e o número de consumidores. O pagamento à vista pode reduzir esta despesa e possibilitar ao lojista ter margem para negociar com o cliente. É interessante que os comerciantes comecem a efetuar esta prática com a maior brevidade possível, pois é uma boa oportunidade de vender mais.
O dirigente também defende a regulamentação do serviço de cartões de crédito no Brasil, como forma de coibir as elevadas taxas de administração e os juros altíssimos que afetam o consumidor que opta por utilizar o sistema rotativo.
Notícias relacionadas
ARAUTO REPÓRTER UNISC 27 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Portal Arauto vira case de sucesso em evento Google e ANJ. ➡️ Departamento CDL Mulher ressalta protagonismo feminino nos negócios. ➡️ Seminário discute ampliação do aeroporto de Santa Cruz nesta sexta-feira. ➡️…
Encruzilhada do Sul terá Procon a partir do primeiro trimestre de 2025
Projeto de lei que dispõe sobre a organização do sistema municipal de Defesa do Consumidor foi aprovado pela Câmara de Vereadores
Exposição promove debate e incentiva denúncias sobre violência familiar e doméstica
Casa-exposição Nem Tão Doce Lar segue até esta sexta-feira, na Casa da Afubra junto ao Parque da Oktoberfest
Café Empresarial aborda gestão tributária e contábil como estratégia para elevar a lucratividade
O evento contou com palestras do contador e empresário, Marcelo Francesquet, e da empresária contábil Franchesca Corrêa Mariani