Geral

Projeto Pescar já formou 120 jovens em Santa Cruz do Sul

Publicado em: 30 de novembro de 2017 às 15:09 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 17:07
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Certificação da 8ª turma do curso realizado na Mercur, que apoia o projeto há 7 anos, acontece nessa sexta-feira

    Desde 2010 a Mercur acolhe, em Santa Cruz do Sul, o Projeto Pescar. Na sexta-feira (1º), mais um grupo de jovens, com idade entre 16 e 19 anos, conclui o curso de iniciação Profissional em Operações para o Comércio.

    A formatura desta, que é a oitava turma, representa o total de 120 jovens que já passaram pelas atividades do projeto na Mercur. Eles saem qualificados para desempenhar todas as atividades do comércio, desde atendimento a atividades em grupo, vendas, logística, cuidados com meio ambiente, entre outros.

    Suelen Santos, que tem 18 anos e se forma na sexta-feira, ressalta que a oportunidade foi um marco em sua vida. “Com as aulas ministradas pelos voluntários tive a oportunidade de obter aprendizados preciosos que faram muito importantes para chegar onde estou atuando atualmente. No decorrer do ano muitas amizades novas surgiram, que com certeza levarei daqui para a vida”, conta. Ao agradecer a coordenadora do projeto, Joice Martin, Suelen cita a seguinte frase de Paulo Freire: “Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”.

    Com mais de 40 anos de atuação, o Projeto Pescar e a sua rede colaborativa oferecem formação gratuita, com desenvolvimento pessoal e cidadania, além de habilidades profissionais, para jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto está presente em cinco países e possui, no Brasil, 91 unidades de atuação.

    A Mercur está entre os 45 apoiadores institucionais do País. Em todo o Brasil, 29.102 jovens já tiveram a oportunidade de participar em busca de qualificação e colocação no mercado de trabalho. O índice de empregabilidade é de 89,2%.

    “O Projeto Pescar propicia o despertar do jovem quanto ao significado da sua participação no mundo como cidadão ético e responsável, motivando novas atitudes, descobrindo novas possibilidades em sua família, amigos e comunidade e, com isso, colaborando na construção de um mundo melhor e possível, com cuidado ao próximo e ao meio ambiente”, ressalta Breno Strussmann, facilitador e diretor-geral da Mercur.

    O curso ofertado na Mercur é desenvolvido com uma carga horária dividida em: 60% desenvolvimento pessoal e cidadania e 40% curso prático, durante o período de 12 meses. As aulas da próxima turma iniciam no 22 de janeiro. Para saber mais sobre o Projeto Pescar, acesse: http://site.projetopescar.org.br/.