O evento deve reunir cerca de 150 estudantes na categoria Aventura Steam
Nos dias 4 e 5 de novembro, acontece a 3ª Edição da Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires – Orva, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do município, em parceria com a Escola Maker. A programação que será realizada no ginásio de esportes da escola municipal Dois Irmãos, segue o tema anual da rede municipal de ensino: “Protagonismo estudantil: a pesquisa como rota de aprendizagens”. De acordo com o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, o evento deve reunir cerca de 150 estudantes na categoria Aventura Steam – sigla em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, constituída de três modalidades.
O secretário explica ainda que todos os participantes da 3ª Orva recebem certificados e os que não alcançarem o pódio, terão medalhas de participação. Já os três premiados recebem medalhas nas devidas classificações de primeiro, segundo e terceiro lugares. As escolas dos três Clubes com a maior pontuação na nota final serão premiados com uma impressora 3D para a mais pontuada e Kits de ferramentas para o segundo e terceiro educandários.
A 3ª Orva também também vai premiar uma pesquisa por meio de votação popular, que será realizada virtualmente. O Clube com maior número de votos recebe como prêmio um Kit Surpresa. A votação será através de formulário on-line, cujo link será disponibilizado pela Comissão Organizadora da Orva no dia 04 de novembro. Já o Clube de Robótica, cuja pesquisa obtiver maior pontuação dos avaliadores na apresentação receberá como presente um Kit Aventura Steam 2.0.
Conforme o secretário de Educação, a rede municipal de ensino de Venâncio Aires, conta com 14 Clubes de Robótica, que desenvolvem a abordagem Steam nos educandários que têm turmas de anos finais do Ensino Fundamental.
Leia também
Modalidades da categoria Aventura Steam na 3ª Orva:
– Modalidade I – Pesquisa: consiste no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, a partir dos princípios da Metodologia Científica, realizado pelo Clube de Robótica sob a orientação do professor(a) que acompanha o Clube. Contará com a apresentação oral do projeto e do protótipo para a Comissão avaliadora.
– Modalidade II – Percurso: objetivo é usar o Kit Aventura Steam e/ou AventuraSTEAM2.0 para percorrer, no menor tempo possível, o caminho estipulado, passando pelos desafios, usando o modo Bluetooth do robô.
– Modalidade III – Arena: O objetivo é usar o Kit Aventura Steam, com modo Bluetooth, para furar um dos balões do carro adversário, em cada combate.
Notícias relacionadas
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Próximo concurso será na terça-feira
Centro de Bem-Estar Animal estará fechado nesta segunda-feira
Motivo é o serviço de Controle de Pragas e Vetores - desratização e dedetização que será realizado no local