Geral

Instituto BAT e Cisvale formam 29 empreendedores a tirarem seus negócios do papel

Publicado em: 30 de setembro de 2024 às 10:19
Curso qualificou empreendedores | Rodrigo Sales/Nascimento MKT
compartilhe essa matéria

Curso realizado no Sindicontábil contou com alunos dos municípios de Pantano Grande, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde e Vera Cruz

O Instituto BAT Brasil e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) formaram a primeira turma de empreendedores, por meio do projeto “Decola Negócios”, criado pela multinacional. O curso, realizado na última semana, no Centro de Treinamento Profissional do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil), contou com a participação de 29 empreendedores dos municípios de Pantano Grande, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde e Vera Cruz. Com foco na preparação para gerência de seus negócios próprios, o projeto já formou mais de 1.350 alunos em 16 estados brasileiros. A formatura ocorreu na última sexta-feira (27).

Segundo o coordenador de projetos sociais do Instituto BAT, Carlos Martins, além da jornada de 20 horas-aula, executada em sala, durante a última semana, em Santa Cruz do Sul, os 29 formados participaram de uma consultoria de negócios gratuita, durante três meses. “Com esta experiência eles poderão criar os seus próprios negócios e entender de todas as áreas referentes a ele, como gestão, recursos humanos, finanças, marketing digital e o fomento às parcerias, por meio de parceiros de negócio. É uma semente plantada, no âmbito social e econômico para estes profissionais que participaram”, destaca.

CURSO REUNIU PROFISSIONAIS DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO | Rodrigo Sales/Nascimento MKT

Martins revela que o Instituto BAT, por meio do projeto Decola Negócios, já formou mais de 1.350 alunos em 16 estados brasileiros. “Estamos muito gratos a esta parceria criada com o Cisvale e com o apoio do Sindicontábil, que cedeu um belíssimo espaço para a realização de nossas aulas. Acreditamos que esta será a primeira de muitas jornadas que iremos realizar com o consórcio, que agrega 17 municípios a nossa atuação aqui na região”, avalia o coordenador.

Para a presidente do Cisvale, Sandra Backes, a construção desta nova parceria com a BAT Brasil, por meio do Instituto BAT, abre novas portas à comunidade regional, criando oportunidades para a população, especialmente na área da educação. “Ficamos muito felizes com esta cooperação criada por meio do nosso consórcio. A formação empreendedora é sempre uma grande porta que se abre aos trabalhadores que decidem ter o seu próprio negócio e veem nele um caminho para a realização de sonhos profissionais”, comenta.

A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, agradece ao Instituto BAT por ter escolhido o consórcio como agente multiplicador de oportunidades no Vale do Rio Pardo. “Somos muito gratos por esta parceria iniciada, pois aqui foi dado o pontapé inicial para o sucesso profissional destes alunos que concluíram esta parte da formação. A todos eles, desejamos muito sucesso e prosperidade na missão de empreender. Igualmente, agradecemos ao Sindicontábil pela construção desta parceria”, afirma.

O presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, Ernani Baier, reforçou a necessidade de mais empreendedores no País. Conforme ele, muitos que iniciam no empreendedorismo acabam fracassando, por falta de aprendizado e investimento na formação profissional na área. “Estes jovens que concluíram esta etapa estão em vantagem a tantos outros empreendedores, pois tiveram acesso aos mecanismos para ajudar nesta tarefa. A todos desejamos também votos de sucesso”, disse o presidente.

Para criar Novos Rurais

Outro módulo de formação criado pelo Instituto BAT é o programa Novos Rurais, que está confirmado para ocorrer ainda em 2024, em parceria com o Cisvale, em Santa Cruz do Sul. Segundo o coordenador de projetos Carlos Martins, o programa com foco na formação de jovens do meio rural também foca na criação de empreendimentos e negócios no setor primário. A atividade que terá 40 dias de duração tem previsão de ocorrer ainda no segundo semestre deste ano.

O diferencial, conforme ele, está na conclusão do curso. “Ao final, cada aluno sairá com um plano de negócios para implementar na propriedade da sua família. A partir destes projetos, o Instituto BAT irá aportar até R$ 5 mil para o financiamento desta atividade, tornando viável a realização do projeto”, antecipa. O Novos Rurais ainda não tem data para o início das inscrições, que serão amplamente divulgadas pelo Instituto BAT na região. O curso Novos Rurais também será realizado por meio da parceria com o Cisvale, ofertado aos jovens dos 17 municípios consorciados.