A Efasc é voltada para filhos de agricultores familiares do Vale do Rio Pardo e jovens vinculados com o campo
A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) abre, nesta segunda-feira (30) o processo de inscrição para a turma de 2025. Os estudantes interessados em uma vaga na escola podem se inscrever com sua família até 11 de dezembro, na secretaria da escola, que fica localizada na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 4016, em Linha Santa Cruz. O número para contato é (51) 98470-5685.
A Efasc é uma escola comunitária, mantida pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA), que tem atualmente 32 parceiros institucionais, da esfera pública e privada, que ajudam a manter a escola. Os estudantes da escola são oriundos de 10 municípios: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Rio Pardo, Sinimbu, Gramado Xavier e Boqueirão do Leão.
Com uma formação de Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, a Efasc é voltada preferencialmente para filhos/as de agricultores familiares do Vale do Rio Pardo e jovens vinculados com o campo. Os pré-requisitos para inscrição são: ter o Ensino Fundamental completo ou ser concluinte em 2024; morar e ter vínculo com o campo; residir em um dos municípios da área de abrangência da escola.
Com a metodologia da Pedagogia da Alternância, os estudantes permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e a semana seguinte retornam para casa, onde realizam atividades de pesquisa e prática profissional orientada junto à sua família e comunidade. Assim, relacionam teoria e prática a partir de saberes e aprendizados complementares, oportunizados pela escola e pela família.
Fundada em 2009, a EFASC conta com 15 anos de experiência na educação do campo, tendo 368 jovens egressos que hoje atuam majoritariamente em espaços profissionais ligados à agricultura ou diretamente como técnicos agricultores junto à suas famílias.
Para se inscrever no processo de ingresso 2025, a família e o candidato/a devem comparecer pessoalmente na sede da escola, em horário comercial, para preencher um cadastro e realizar uma visita guiada, momento em que poderão saber maiores informações e conhecer as dependências do educandário.
Notícias relacionadas

Governo Federal reconhece situação de emergência de Rio Pardo devido à estiagem
Cidade histórica tem prejuízo estimado com a seca em R$ 200 milhões

Após pressão dos agricultores, Banco Central recua e propõe construção de acordo sobre o Proagro
Nesta quarta-feira, o deputado Heitor Schuch recebeu na Câmara representantes do banco para discutir a situação

Palestra destaca potencial do turismo rural para produtores venâncio-airenses
Objetivo foi introduzir o serviço como uma nova fonte de renda e oportunidade de desenvolvimento para as propriedades da região

Produtores rurais podem retirar a guia de pagamento do programa troca-troca de sementes de milho
Em 2024, foram 511 sacos entregues para 219 produtores beneficiados