Veias

Arauto Saúde aborda os sintomas e as consequências das varizes

Publicado em: 30 de setembro de 2024 às 10:47
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Cirurgiã vascular Kelly Tatsch Zambarda foi a entrevistada desse sábado

    Nesse sábado (28), o programa Arauto Saúde, na 89,9 FM da Arauto News, trouxe como entrevistada a cirurgiã vascular Kelly Tatsch Zambarda. Em conversa com o jornalista Pedro Thessing, a especialista falou sobre os sintomas e as consequências das varizes.

    De acordo com Kelly, as varizes são resultado de veias dilatadas e tortuosas que não funcionam adequadamente nas pernas. “Elas podem causar sintomas que, muitas vezes, levam anos para se manifestar, como dor, cansaço nas pernas e sensação de peso, especialmente ao final do dia. Muitas pessoas, inclusive, passam de 10 a 20 anos apenas com vasos visíveis nas pernas, sem sentir dor, e acabam postergando a busca por ajuda em relação às varizes,” explicou.

    As microvarizes, por sua vez, são pequenos vasos dilatados e tortuosos, de coloração azulada, com diâmetros de dois a quatro milímetros, em média. “As microvarizes incomodam esteticamente, mas geralmente não causam dor. Além disso, elas não aumentam o risco de trombose,” descreveu a especialista.

    Kelly também detalhou como o sobrepeso e a falta de atividade física podem impactar as veias e os membros inferiores. “As varizes têm um forte componente genético. No entanto, fatores como sobrepeso, múltiplas gestações, sedentarismo e tabagismo podem agravar essa predisposição ao desenvolvimento de varizes,” destacou.

    O programa Arauto Saúde vai ao ar todos os sábados, das 8h às 8h30, oferecendo um espaço dedicado à conscientização sobre a importância da qualidade de vida e do bem-estar. Não deixe de sintonizar a Arauto News 89,9 FM para se manter informado e cuidar da sua saúde.