Região

Sinimbu comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde na próxima semana

Publicado em: 30 de setembro de 2017 às 07:58 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:10
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Programa teve início na década de 80 como uma iniciativa de buscar alternativas para melhorar as condições de saúde das comunidades

    Na próxima quarta-feira (4) comemora-se em todo o país o Dia do Agente Comunitário de Saúde. A data também será lembrada em Sinimbu, com comemorações nos postos de saúde do município.

    Segundo a enfermeira do Posto de Saúde Central de Sinimbu, Regina Jaeger, em Sinimbu, a Secretaria de Saúde conta com o trabalho de 17 agentes. “Todos em área rural e quem conhece o interior do município sabe as dificuldades que esses profissionais enfrentam todos os dias. Em diversas áreas, se caminha quilômetros entre uma residência e outra, expostos, muitas vezes ao sol, a chuva, aos animais, aos riscos de caminhar nas estradas e trilhas que precisam fazer para chegar em algumas residências.”, salienta a enfermeira.

    Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de buscar alternativas para melhorar as condições de saúde das comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

    Regina lembra que a família não é obrigada a receber a visita domiciliar do agente. “O fato de não querer o acompanhamento do profissional também não interfere nos atendimentos dentro das unidades de saúde”, explica. “Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de esses profissionais transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil”, completa.

    O agente comunitário de saúde tem um papel importante no acolhimento, pois é o membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. A profissão caracteriza-se pelo exercício de atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde, através de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas conforme as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor.

    Através do agente de saúde, a equipe de saúde consegue conhecer e compreender toda a população da sua área de abrangência “É ele que mantém os cadastros e as informações a respeito das famílias atualizadas. São eles que estão no cotidiano das famílias convivendo com os problemas que afetam a saúde, buscando soluções no serviço de saúde”, frisa Regina.

    A enfermeira destaca ainda que os agentes comunitários de saúde são profissionais que ao longo dos anos conquistaram o reconhecimento pelo papel significativo e importante junto às equipes, vistos como uma ferramenta essencial no trabalho da atenção básica do SUS junto à comunidade. “Profissão aparentemente simples para quem vê de fora, porém, complexa, pois dia a dia o agente comunitário de saúde precisa saber como auxiliar a sua população a enfrentar os seus problemas, a mostrar a ela o seu potencial. Coragem, determinação, compaixão, empatia são sentimentos de quem está nas ruas todos os dias, visitando casa por casa, ouvindo, apoiando, educando, mostrando para as pessoas que os momentos difíceis passam e que ainda é possível no meio de tantas dificuldades a gente ser feliz”, afirma Regina.

    Comemoração

    Para celebrar a data e valorizar o trabalho dos profissionais que atuam como agentes comunitários, a Secretaria de Saúde realizará na próxima segunda-feira (2) uma confraternização no Posto de Saúde Central. Na terça (3) a comemoração será na ESF – Estratégia de Saúde da Família – de Rio Pequeno. Já na sexta (6) será a vez de reunir os profissionais na ESF de Pinhal.

    Segundo a secretária de Saúde, Sinara Dhiel, a ideia é comemorar com os agentes de cada localidade. “O trabalho desses profissionais é muito importante para a efetivação da saúde pública no município, além de ser um elo de ligação entre a Secretaria de Saúde e a comunidade Sinimbuense”, finaliza Sinara.