Homenagem aos participantes e reconhecimento aos selecionados ocorreu nessa quinta-feira
Depois da tarde de apresentações dos 22 projetos escolares da Educação Infantil da rede municipal de Venâncio Aires, participantes da 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), promovida pela Administração Municipal, a noite desta quinta-feira (29) foi para homenagear as participações e destacar os selecionados.
Durante a solenidade, alunos e professores responsáveis pelos trabalhos receberam medalhas, além dos certificados para os três primeiros lugares premiados e outros três selecionados para a Mostratec – Feira de Ciência e Tecnologia, que ocorre em Novo Hamburgo.
Os ganhadores dos primeiros lugares foram Emei Arco-íris com o trabalho “É grilo ou gafanhoto? Um é amigo do outro?”, e da Emei Closs com o projeto “É mágica?!”. Segundo lugar foi para o trabalho “Voa, passarinho, Voa!”, da Emei Mônica; e terceiro lugar “O mundo mágico das formigas e seus segredos”, da Emei Passinho Seguro.
Conforme explica a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Niedermayer, no primeiro lugar houve um empate. “Os dois trabalhos tiveram a nota máxima em todos os itens de avaliação, não havia como desempatar. Então, estamos com dois primeiros lugares nos projetos de Educação Infantil”, relata Juliane. Ainda, o segundo e terceiro lugar alcançaram 208 pontos, porém conforme o regulamento, o critério de desempate foi a apresentação oral do projeto, fazendo com que houvesse um desempate.
Já os selecionados para a Mostratec são “O mundo mágico das formigas e seus segredos”, da EMEI Passinho Seguro; “É grilo ou gafanhoto? Um é amigo do outro?”, da EMEI Arco-Íris; e “Voa passarinho, voa”, da EMEI Mônica.
Leia também
A coordenadora enalteceu o trabalho de qualidade das escolas, que se empenharam no desenvolvimento das pesquisas ao longo do ano letivo. “A Mompi representa um produto de uma caminhada que já inicia por meio do olhar sensível do nosso professor em sala de aula, quando a curiosidade é incentivada através da busca da resposta de determinada situação que acaba sendo desafiadora”, destaca a coordenadora.
Com o tema da Mostra deste ano “Protagonismo estudantil: a pesquisa como rotas de aprendizagem”, Juliane lembra que “potencializar nos alunos este olhar de questionamento frente a uma estranheza é um desafio, e este desafio resulta em projetos tão lindos que são apresentados na nossa Mompi. Então a Mompi começa através desta potencialização dos alunos, como protagonistas de sua aprendizagem e principalmente quando nossos professores fazem com que a curiosidade se transforme em conhecimento.”
Os estudantes do Ensino Fundamental continuam a demonstração de suas pesquisas na manhã desta sexta-feira (30), com cerimônia de premiação a partir das 14h no Parque do Chimarrão. As pesquisas podem ser visitadas, também no sábado e domingo na Feira do Livro, sem a presença dos alunos. Os projetos da categoria Ensino Fundamental/EJA estarão localizados no auditório do Parque do Chimarrão, onde são realizados os cafés coloniais da Fenachim e os trabalhos da Educação Infantil, estão junto ao Galpão Morada Velha.
Premiados na 13ª Mompi – Educação Infantil:
- Primeiro Lugar: É grilo ou gafanhoto? Um é amigo do outro? – Emei Arco-íris
- Primeiro Lugar: É mágica?! – Emei Closs
- Segundo Lugar: Voa, passarinho, Voa! – Emei Mônica
- Terceiro Lugar: O mundo mágico das formigas e seus segredos – Emei Passinho Seguro
Selecionados para Mostratec – Educação Infantil:
- O mundo mágico das formigas e seus segredos – Emei Passinho Seguro
- É grilo ou gafanhoto? Um é amigo do outro? – Emei Arco-Íris
- Voa passarinho, voa – Emei Mônica
Notícias relacionadas
Sementes da Vida e Diversos Talentos são as novas cooperativas escolares de Santa Cruz
O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo encerra o ano com um total de 25 grupos de jovens cooperativistas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da prática de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina