O evento contou com a participação 33 projetos de escolas da rede municipal
A tarde desta sexta-feira (30), foi para premiar os projetos da categoria Ensino Fundamental da 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) de Venâncio Aires. O evento contou com a participação 33 projetos de escolas da rede municipal, que exploraram uma variedade de temas. Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, destacou a importância da inovação no ambiente escolar. “Hoje, celebramos não apenas a criatividade e o esforço dos nossos alunos, mas também o papel fundamental dos professores como mentores e guias para formar pequenos pesquisadores”, afirmou.
Os projetos foram classificados em duas categorias: anos iniciais (1° ao 5° ano) e anos finais (6° ao 9° ano). Na categoria anos iniciais, quem ganhou primeiro lugar foi a EMEF São Judas Tadeu, com o trabalho “Minecraft como instrumento de pesquisa, superando os desafios em sala de aula”. O segundo lugar foi para o trabalho “Por que sentimos o que sentimos?”, da EMEF Dois Irmãos; e em terceiro lugar “Ser criança em um mundo acelerado: um desafio entre a infância e a adultização”, da EMEF Dois Irmãos. Já na categoria anos finais, em primeiro lugar ficou a pesquisa “Medo de quê?”, da EMEF Professora Odila Rosa Scherer. Em segundo lugar o trabalho “Clube Superação – protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional” da EMEF José Duarte de Macedo; e em terceiro lugar, ficou a pesquisa entitulada “A resistência dos triângulos”, da EMEF Coronel Thomaz Pereira.
Além das premiações na mostra, a Mompi também selecionou seis projetos que irão representar a Capital do Chimarrão na Mostratec, que vai ocorrer em Novo Hamburgo no mês de outubro. “Esses projetos vão mostrar o potencial de nossos jovens pesquisadores em um cenário nacional”, comentou o secretário Émerson.
Para a Mostratec foram selecionadas seis pesquisas: “Brincadeira quadradas x Brincadeiras redondas”, da EMEF Dom Pedro II”; “A Magia da Luz”, EMEF Otto Gustavo Daniel Brands; “A versatilidade da erva mate além do chimarrão”, EMEF Professora Odila Rosa Scherer; “Desvendando os segredos do ovo”, EMEF Alfredo Scherer; “Clube Superação – protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional”, EMEF José Duarte de Macedo e “A resistência dos triângulos”, da EMEF Coronel Thomaz Pereira.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Niedermayer, expressou sua satisfação com o desempenho dos alunos. “Ver os alunos sendo reconhecidos pelo seu trabalho é uma grande alegria. Eles se dedicaram muito e é um orgulho para todos nós ver seus projetos sendo destacados”, disse.
Na noite anterior, quinta-feira (29), a Mompi já havia celebrado os vencedores da categoria Educação Infantil, marcando também a abertura oficial da 25ª Feira do Livro. A Mompi, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, terá as pesquisas dos alunos expostas também durante o final de semana, permitindo que visitantes da feira possam apreciar os trabalhos apresentados.
Projetos premiados na 13ª Mompi:
ANOS INICIAIS
- 1⁰ lugar: EMEF São Judas Tadeu – “Minecraft como instrumento de pesquisa, superando os desafios em sala de aula”
- 2⁰ lugar: EMEF Dois Irmãos – “Por que sentimos o que sentimos?”
- 3⁰ lugar: EMEF Dois Irmãos – “Ser criança em um mundo acelerado: um desafio entre a infância e a adultização”
ANOS FINAIS
- 1⁰ lugar: EMEF Professora Odila Rosa Scherer – “Medo de quê?”
- 2⁰ lugar: EMEF José Duarte de Macedo – “Clube Superação – protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemlcional”
- 3⁰ lugar: EMEF Coronel Thomaz Pereira – “A resistência dos triângulos”
Credenciamento para a Mostratec:
- EMEF Dom Pedro II – “Brincadeiras quadradas X Brincadeiras redondas”
- EMEF Otto Gustavo Daniel Brands – “A magia da Luz”
- EMEF Professora Odila Rosa Scherer – “A versatilidade da erva-mate além do chimarrão”
- EMEF Alfredo Scherer – “Desvendando os segredos do ovo”
- EMEF José Duarte de Macedo – “Clube Superação: protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional”
- EMEF Coronel Thomaz Pereira – “A resistência dos triângulos”
Notícias relacionadas
Sementes da Vida e Diversos Talentos são as novas cooperativas escolares de Santa Cruz
O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo encerra o ano com um total de 25 grupos de jovens cooperativistas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da prática de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina