O lançamento da obra será no dia 17 de agosto, na Casa das Artes Regina Simonis, com sessão de autógrafos
O terceiro livro individual da poeta e jornalista santa-cruzense Paola Severo tem nome e data para ser lançado. Foi batizado de Oxímoro e está sendo lançado pela Editora Vírtua, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul. O lançamento será no dia 17 de agosto, às 10h30min, na Casa das Artes Regina Simonis, com sessão de autógrafos. O evento terá acessibilidade com intérprete de Libras.
Paola antecipa que o prefácio foi carinhosamente elaborado pela escritora e membro da Academia Rio-Grandense de Letras, Marli Silveira, e a orelha tem um texto do jornalista, escritor e editor do Jornal Sarau, Mauro Ulrich. O livro tem 92 páginas e 88 poemas que foram escritos de 2020 a 2022. Além dos poemas, Paola criou a capa, inclusive a fotografia que a estampa, feita em Porto Alegre. Os exemplares serão vendidos a R$ 40 e, aos interessados em conhecer mais das obras da autora, no dia também estarão à venda os livros anteriores, por R$ 25 cada um.
A escrita como terapia
“Em geral os meus poemas são inspirados pela condição da mulher, por vivências minhas do passado e do presente, anseios e medos, traumas. É uma forma de lidar com experiências boas e ruins, colocar elas em perspectiva, compreendê-las um pouco melhor”, reflete Paola. Mas também, a escritora se diz muito inspirada pelo que observa no cotidiano, pelo que consome como leitora, o que não é pouco, diga-se, pois é uma devoradora de livros. “Às vezes livros que leio, filmes ou séries que assisto e seus personagens me instigam a escrever algo do ponto de vista deles”, explica.
E através da poesia, Paola consegue dar a liberdade para os textos que a dureza do jornalismo muitas vezes não permite. “Acredito que de certa forma a poesia e o jornalismo se complementam na minha vida. O jornalismo não me permite embelezar o texto como eu gostaria, acrescentar opiniões, sentimentos e adjetivos, então uso tudo isso na minha poesia”, atesta. Mas de certa forma, sem o jornalismo talvez não produziria tanta poesia, já que o exercício constante da escrita jornalística a mantém afiada, traz a facilidade de encontrar as palavras que busca. “A poesia é, sim, uma forma de libertação da dureza do cotidiano, para mim há diversos momentos em que não sei como lidar com determinadas sensações e ao colocá-las no papel se transformam em algo diferente”, sublinha.
Oxímoro
O novo livro é dividido em três partes: ontem, hoje e amanhã. Cada uma reúne poemas do passado, presente e futuro. De presente, a autora deixa a poesia que dá nome ao livro:
Oxímoro
Cada passo
De cada dia
É uma divisão entre
Um tropeço e um plié
Um lago seco
Uma morta viva
Um cessar-fogo parcial
Uma claridade obscura
Cada dia parece mais
Uma cópia original
Uma nova tradição
Uma lucidez louca
Uma reprodução autêntica
Chuva de contradições
Poças de paradoxos
Sobre a autora
Paola Severo nasceu em Santa Cruz do Sul, em 1992. Estudou Jornalismo e se formou na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2016. Pós-graduou-se em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá em 2019 e realizou um MBA em História da Arte na mesma instituição em 2022. Atuou quase uma década como repórter multimídia escrevendo para jornais em Santa Cruz e em Vera Cruz. Atualmente é jornalista e comunicadora da Rádio Arauto News 89,9. Publicou os livros de poesia Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos pela Editora Gazeta e lançou uma série de videopoemas em março de 2022. Também integra a Antologia Digital da Poesia Gaúcha, realizada pelo Trensurb e o Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul (IEL-RS), em parceria com a Academia Rio-Grandense de Letras, e faz parte do e-book Próxima Estação: Poesia (2023). Entre em contato com a autora pelo Instagram @paola.severo.71 ou pelo e-mail [email protected].
Notícias relacionadas
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro
Santa Cruz sedia Congresso Estadual das Academias de Letras
A programação do Congresso segue neste sábado (23), com entrada gratuita, no auditório do Sindibancários