Geral

Venâncio Aires é adotada por Pescaria Brava, cidade de Santa Catarina

Publicado em: 30 de maio de 2024 às 07:06 Atualizado em: 30 de maio de 2024 às 07:07
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Gestores da cidade catarinense ofereceram amplo reconhecimento, plano de apoio e auxílio na reconstrução

    As iniciativas de cidades adotarem municípios do Rio Grande do Sul que foram afetados pela enchente vem sendo anunciadas e inspiram gestos semelhantes por parte de outros estados. Essa mobilização tem sido exemplo para todo o país e tem dado um novo ânimo para as comunidades afetadas. Com Venâncio Aires não foi diferente. O município teve nessa quarta-feira (29), a confirmação de adoção por Pescaria Brava, cidade de Santa Catarina, que ofereceu amplo reconhecimento, plano de apoio e auxílio na reconstrução.

    Uma equipe de Pescaria Brava já esteve no município trazendo doações e realizando uma visita aos pontos que foram atingidos e aos locais de recebimento de donativos. Além disso, viabilizam a logística da entrega de cerca de 80 fogões para Venâncio. “Estamos muito felizes em colaborar na reconstrução de uma cidade atingida pela enchente do Estado. Tivemos há 20 dias visitando o Rio Grande do Sul, visitando várias cidades e vimos tudo que aconteceu por lá, e comovidos pela situação fizemos o apadrinhamento, hoje somos padrinhos da cidade de Venâncio Aires. Neste projeto nós apadrinhamos a cidade e vimos tudo que aconteceu, e por isso através de uma parceria entre a Defesa Civil e empresas, nós conseguimos juntar um valor considerável para levar para o município uma grande doação de fogões”, destaca o Coordenador da Defesa Civil de Pescaria Brava, Cristiano Medeiros.

    As estratégias já estão sendo pensadas pelas duas cidades, que deve ter por parte de Pescaria Brava o direcionamento de itens que as famílias necessitam como o envio de doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, colchões, recursos e, ainda, espírito de colaboração que é essencial para dar um novo folego na reconstrução. Além disso, a ideia de adotar Venâncio Aires tem sido pensada no envio de equipes e máquinas para a limpeza e organização. Nos próximos dias, deve ocorrer uma nova vinda para a Capital Nacional do Chimarrão para início dos trabalhos.

    O prefeito Jarbas da Rosa comemorou a notícia e ressaltou que o espírito de solidariedade tem abraçado Venâncio Aires. “São empresários, amigos e anônimos de todas as regiões do país que se mostram solidários neste momento. Mas ver uma cidade inteira abraçando a nossa é ainda mais especial. Vamos ainda ter um contato mais próximo com eles e estabelecer esse intercâmbio”, revela o prefeito da Capital do Chimarrão.

    Município de Pescaria Brava tem população em torno de 10 mil habitantes | Foto: Divulgação

    LEIA TAMBÉM: Cadastros no Auxílio Reconstrução somam mais de 3,6 mil em Venâncio Aires

    Pescaria Brava é um município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina. O prefeito é Lourival Izidoro. É considerado um dos mais antigos povoados do litoral sul de Santa Catarina. Sua colonização, segundo historiadores, ocorreu há mais de 300 anos com a chegada de imigrantes portugueses à região. Está situado a cerca de 120 km ao sul de Florianópolis e possui um território de 120,6 km². Um plebiscito, ocorrido em 2003, definiu sua emancipação do município de Laguna, mas instalado apenas em 2013. Possui população estimada em torno de 10 mil habitantes (estimativa do IBGE para 2014), e é formado por descendentes de açorianos, italianos, indígenas e outros.

    A principal atividade econômica em Pescaria Brava é a agricultura, que tem como base o cultivo de mandioca, feijão, milho e arroz. O trabalho gera renda para cerca de 1,5 mil famílias. A pesca, apesar de cada vez mais escassa também complementa a renda de várias famílias da região. O “camarão Laguna” extraído das lagoas da região, é muito apreciado por seu sabor singular, fruto da baixa salinidade da água da lagoa.