Gestores da cidade catarinense ofereceram amplo reconhecimento, plano de apoio e auxílio na reconstrução
As iniciativas de cidades adotarem municípios do Rio Grande do Sul que foram afetados pela enchente vem sendo anunciadas e inspiram gestos semelhantes por parte de outros estados. Essa mobilização tem sido exemplo para todo o país e tem dado um novo ânimo para as comunidades afetadas. Com Venâncio Aires não foi diferente. O município teve nessa quarta-feira (29), a confirmação de adoção por Pescaria Brava, cidade de Santa Catarina, que ofereceu amplo reconhecimento, plano de apoio e auxílio na reconstrução.
Uma equipe de Pescaria Brava já esteve no município trazendo doações e realizando uma visita aos pontos que foram atingidos e aos locais de recebimento de donativos. Além disso, viabilizam a logística da entrega de cerca de 80 fogões para Venâncio. “Estamos muito felizes em colaborar na reconstrução de uma cidade atingida pela enchente do Estado. Tivemos há 20 dias visitando o Rio Grande do Sul, visitando várias cidades e vimos tudo que aconteceu por lá, e comovidos pela situação fizemos o apadrinhamento, hoje somos padrinhos da cidade de Venâncio Aires. Neste projeto nós apadrinhamos a cidade e vimos tudo que aconteceu, e por isso através de uma parceria entre a Defesa Civil e empresas, nós conseguimos juntar um valor considerável para levar para o município uma grande doação de fogões”, destaca o Coordenador da Defesa Civil de Pescaria Brava, Cristiano Medeiros.
As estratégias já estão sendo pensadas pelas duas cidades, que deve ter por parte de Pescaria Brava o direcionamento de itens que as famílias necessitam como o envio de doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, colchões, recursos e, ainda, espírito de colaboração que é essencial para dar um novo folego na reconstrução. Além disso, a ideia de adotar Venâncio Aires tem sido pensada no envio de equipes e máquinas para a limpeza e organização. Nos próximos dias, deve ocorrer uma nova vinda para a Capital Nacional do Chimarrão para início dos trabalhos.
O prefeito Jarbas da Rosa comemorou a notícia e ressaltou que o espírito de solidariedade tem abraçado Venâncio Aires. “São empresários, amigos e anônimos de todas as regiões do país que se mostram solidários neste momento. Mas ver uma cidade inteira abraçando a nossa é ainda mais especial. Vamos ainda ter um contato mais próximo com eles e estabelecer esse intercâmbio”, revela o prefeito da Capital do Chimarrão.

Município de Pescaria Brava tem população em torno de 10 mil habitantes | Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM: Cadastros no Auxílio Reconstrução somam mais de 3,6 mil em Venâncio Aires
Pescaria Brava é um município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina. O prefeito é Lourival Izidoro. É considerado um dos mais antigos povoados do litoral sul de Santa Catarina. Sua colonização, segundo historiadores, ocorreu há mais de 300 anos com a chegada de imigrantes portugueses à região. Está situado a cerca de 120 km ao sul de Florianópolis e possui um território de 120,6 km². Um plebiscito, ocorrido em 2003, definiu sua emancipação do município de Laguna, mas instalado apenas em 2013. Possui população estimada em torno de 10 mil habitantes (estimativa do IBGE para 2014), e é formado por descendentes de açorianos, italianos, indígenas e outros.
A principal atividade econômica em Pescaria Brava é a agricultura, que tem como base o cultivo de mandioca, feijão, milho e arroz. O trabalho gera renda para cerca de 1,5 mil famílias. A pesca, apesar de cada vez mais escassa também complementa a renda de várias famílias da região. O “camarão Laguna” extraído das lagoas da região, é muito apreciado por seu sabor singular, fruto da baixa salinidade da água da lagoa.
Notícias relacionadas

Lojas Pioneira celebra 37 anos com mês inteiro de promoções em Santa Cruz
Cada semana um item diferente do portfólio de produtos estará com descontos

Santa Cruz sedia segunda Mostra Azeites & Vinhos da Serra do Sudeste
Evento de gastronomia e enologia ocorre no próximo dia 16 de maio, na City Car

Fecars em 2026 é confirmado em Santa Cruz do Sul
Informação foi revelada neste sábado, na 101ª Convenção Tradicionalista, promovida pelo MTG em Encantando

ONG Cavalo de Lata acolhe 130 equinos vítimas de abandono e maus-tratos em Santa Cruz
Estrutura fica localizada em Linha Pinheiral