A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgatar os não vacinados e aumentar a cobertura
A Secretaria de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul informa que, a partir desta segunda-feira, dia 5, todas as unidades de saúde com salas de vacinas, estarão aplicando doses contra o papiloma vírus humano (HPV) em jovens na faixa etária entre 15 a 19 anos, que não foram vacinados na idade oportuna. A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgatar os não vacinados e assim aumentar a cobertura, protegendo a população contra os diferentes tipos de câncer.
Serão três meses de campanha, com encerramento previsto para o dia 31 de julho. A iniciativa abrangerá os 497 municípios do Estado, com a meta de vacinar 90% do público-alvo. Apesar da estratégia iniciar oficialmente no dia 5 em todo o Estado, Santa Cruz vai se antecipar e estará disponibilizando a vacina neste feriado de 1º de maio, durante o evento Parque do Trabalhador, no Parque da Oktoberfest. Crianças com idades entre 9 e 14 anos, a faixa etária de rotina para a imunização contra o HPV pelo SUS, também poderão receber a dose única, desde que acompanhadas por um responsável.
O coordenador do Setor de Imunizações, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, ressalta a oportunidade para aqueles jovens que não fizeram a vacina na idade prevista e chama a atenção para a importância de buscarem a proteção. “É sabido que a vacina confere proteção e que evita alguns tipos de câncer, além disso é muito bem tolerada. Raríssimos são os efeitos adversos decorrentes dela, o que pode acontecer é um pouquinho de dor local, vermelhidão e inchaço que de dois a três dias melhora”, disse.
De acordo com dados da Sesa, Santa Cruz do Sul está com cobertura vacinal média de 85,43% das meninas e de 71,36% dos meninos. Os números, na avaliação do coordenador são considerados bons e vêm melhorando nos últimos anos. Em 2020 a cobertura era de 71,33% entre as meninas e de 36,18% entre os meninos. “Essa evolução é resultado de um grande trabalho que houve nos últimos dois anos, em diferentes projetos nas esferas federal, estadual, municipal e até mesmo privada”, observou.
Para receber a dose, dentro da faixa etária alvo da estratégia, não é necessário acompanhante, mas é preciso levar junto carteira de vacinação e documento de identidade com CPF. No perímetro urbano as unidades de saúde funcionam das 7h45 às 11h15hs e das 13h às 16h30h, de segunda a sexta-feira. Já nos distritos, o horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h. E no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc o atendimento acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Notícias relacionadas

Prefeito de Rio Pardo assina ordem de início para obra no Distrito Industrial
O investimento total será de R$ 1.299.990

Lajeado é referência na região com instalação de sirenes de alerta contra enchentes
Projeto utiliza avisos sonoros e orientação em tempo real para evacuação de áreas de risco

Rádio Revista – Marina Severo Jantsch, Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila, Soberanas 17° Fenachim
17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) começa nesta quinta-feira. As soberanas da 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila convidam para o evento…

Rádio Revista – Dulci Alma Hohgraefe e Miriam Ester Theisen, Escritoras
Lançamento do livro “A Vida em Espiral” será no sábado, 3, na Iluminura. Obra terá renda destinada à causa animal. Evento será às 10 horas.