Economia

Novo Centro Administrativo vai fazer Prefeitura de Vera Cruz economizar em aluguéis; confira

Publicado em: 30 de abril de 2025 às 08:32
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • SALAS ONDE FICA SECRETARIA DE DESENVOLVIMNTO SOCIAL E OUTROS SERVIÇOS SÃO ALUGADAS | CAROLINA ALMEIDA/ GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Levantamento feito pelo setor de Finanças envolve investimento em três espaços locados, sendo que dois devem ser remanejados para o futuro prédio

    Durante o café da manhã de apresentação das principais ações dos 100 dias de governo de Vera Cruz e as metas para o futuro próximo, assim como em médio e longo prazo, a construção de um Centro Administrativo para comportar e centralizar a maior parte das Secretarias Municipais e serviços públicos foi destacada como meta. Hoje, a Prefeitura investe R$ 12.738,19 com o aluguel, todo mês, de três espaços para atividades do Município: o prédio da Secretaria de Educação, localizado na esquina entre as ruas Jacob Doern e Tiradentes; o complexo onde funciona a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sine e Conselho Tutelar na rua Ipiranga; e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Rincão da Serra.

    Dessas três locações, explica o servidor Marcos Ivan dos Santos, caso seja construído o Centro Administrativo, somente a Educação e os serviços das salas junto ao Desenvolvimento Social que viriam para esse prédio, pois o ESF deve permanecer na localidade específica, em Rincão da Serra, para o atendimento na saúde. “Sendo assim, a locação da Educação e do complexo do Desenvolvimento Social somam R$ 10.963,39 por mês atualmente. Seria o que o Município iria economizar após construído o Centro Administrativo”, resume Marcos.

    Nos últimos anos, algumas estruturas já foram transferidas para espaços próprios após as adequações, a exemplo da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Biblioteca Municipal e CAPS, que ficam no Ginásio Poliesportivo do Parque da Feira da Produção, que teve salas reformadas para tal, economizando em aluguéis, da mesma forma que, com a conclusão do restauro da Casa de Cultura, o Museu Municipal foi oficialmente transferido.  Agora, a Administração trabalha no projeto para o novo Centro Administrativo, para mais uma vez reduzir custos e centralizar os atendimentos, facilitando o acesso à população, destacou o prefeito Gilson Becker.

    Apesar de não impactar no futuro Centro Administrativo, o Município ainda auxilia terceiros, com o aluguel da sede da Brigada Militar, Bombeiros, Ginásio da Comunidade de Andréas para a Escola José Bonifácio e o local onde funciona a Cooperativa de Catadores (Acotrali).