Região

Clube Leituras completa 134 anos com cerca de 350 sócios e muitas histórias

Publicado em: 30 de abril de 2021 às 08:02 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 16:27
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Prédio histórico foi fundado antes da emancipação de Venâncio Aires

    Um prédio histórico, de cerca de 3.300 metros quadrados, onde se vivenciou os principais acontecimentos do final do século 19, incluindo a emancipação de Venâncio Aires, e sediou os mais importantes eventos da Capital do Chimarrão. O Clube Leituras, tradicional entidade do município, completa 134 anos nesta sexta-feira (30) com muitas histórias presenciadas.

    Berço de muitas atividades de lazer e de eventos aclamados, a sociedade iniciou as atividades em 1887 com intuito de cultivar a educação científica popular por meio de leituras. Dessa forma, o prédio centenário já abrigou biblioteca e sessões de cinema, além de bailes de prestígio, como o de debutantes, aniversário, carnaval, Fenachim e a Comenda da Bomba.

    Com o passar dos anos, o Clube sofreu diversas modificações, entre as reformas e as atividades disponibilizadas no local. Atualmente, o Leituras conta com 350 associados e dispõe de sauna, boliche, pôquer, quadras de padel e de vôlei de areia, área de lazer com churrasqueira, aulas de hidromassagem e de natação, além de salões para eventos e de um espaço publicitário.

    Conforme o presidente do Clube Leituras, Telmo Kist, entre os investimentos previstos destacam-se a reativação de um restaurante no local e de uma academia. Também há projeção da instalação de um elevador e de uma mudança no estatuto, passando a cobrir filhos de até 24 anos dos associados no plano familiar. 

    “A sociedade tem uma história maravilhosa. Ela foi o principal ponto de encontro no século passado, além de ser dirigida por pessoas importantes da sociedade, sediava os eventos mais aclamados do município […] as sociedades vão se modificando e a gente também tem que acompanhar a evolução. Por isso, ela está mais voltada, atualmente, para aspectos esportivos. Trocamos recentemente toda a parte elétrica e substituímos o motor da piscina térmica por um mais moderno […] é muito bom fazer parte disso, do Clube que conta a história de Venâncio Aires”, diz o presidente do Clube Leituras, Telmo Kist.