Geral

Cerca de três mil estudantes do Curso de Medicina se reúnem no Parque da Oktoberfest

Publicado em: 30 de abril de 2018 às 15:52 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:09
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/ Kethlin Meurer
    compartilhe essa matéria

    Evento Intermed Sul começou no sábado e, além de festas, contempla jogos de integração entre os estudantes

    A 23ª edição do Intermed Sul ocorre desde o sábado (28) em Santa Cruz do Sul e se estende até esta terça-feira (1º).  O evento, que ocorre pela primeira vez na cidade, reúne cerca de 3.400 estudantes do curso de Medicina de 28 universidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

     Além de festas dos estudantes, também são realizados jogos de integração em diversas modalidades que são disputados entre os universitários e, em alguns, até ocorre entrega de medalhas. Das 28 instituições de ensino que fazem parte do Intermed Sul, 24 delas participam dos jogos esportivos.

    A maioria dos jovens está alojada no Parque na Oktoberfest, mas os jogos ocorrem na Escola Ernesto Alves de Oliveira, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Tênis Clube e Colégio Mauá.  

    Segundo o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, este é o maior evento esportivo que o município já recebeu. Além disso, o secretário acredita que é um evento em que pessoas de outras cidades têm a oportunidade de verificar as potencialidades de Santa Cruz do Sul e, ainda, é uma forma do turismo local ser fomentado.  

    PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

    A estudante do oitavo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fahena Julianna Wagner Martins, 22 anos, natural de Santa Cruz do Sul, está fazendo parte pela primeira vez do evento.  

    Ela conta que participou de algumas modalidades de atletismo que ocorreram no primeiro dia: "Foi super divertido conhecer outros estudantes, suas rotinas de treino e dar risada entre amadores também. É muito comum os estudantes de Medicina deixarem de se dedicar aos exercícios físicos em função da extensa carga horária e do tempo que precisam se dedicar aos estudos".

    Segundo ela,  o fato do evento ter caráter esportivo reforça a importância do mesmo. Além disso, Fahena acredita que é uma forma dos estudantes não viverem apenas dentro do hospital e com a cabeça nos livros, mas, também cuidar ainda mais da saúde. À tardinha e à noite, comenta que todos se reúnem no Parque da Oktoberfest para festejar, seja com a música no alojamento ou nas festas que ocorrem as três noites no poliesportivo, algo que também possibilita a construção de novas amizades. 

    A jovem não esconde o entusiasmo em participar do Intermed Sul: "Está sendo uma experiência muito divertida. Estou muito feliz em poder trazer meus colegas para conhecer minha terra natal. Embora seja agitada a rotina, é lindo ver competitividade, companheirismo e empatia nas quadras". 

    ORGANIZAÇÃO

    De acordo com o organizado do Intermed Sul, Fernando Fengler, a atlética da Unisc é a representante de Santa Cruz do Sul. Há quatro organizadores do evento, sendo três estudantes da Unisc e um médico recém formado pela universidade, além de cinco coordenadores, dos quais quatro são estudantes de Medicina e, um deles, médico recém formado em outra faculdade. 

    MODALIDADES

    Confira a seguir as modalidades esportivas inclusas no Intermed Sul:

    As modalidades coletivas são: vôlei, basquete, futsal, futebol 7 e handebol;

    Individuais: atletismo, natação, tênis, vôlei de areia, tênis de mesa, judô e jiu-jítsu;

    Modalidades da mente: fifa, mortal kombat, xadrez e poker.

    Modalidades de boteco: truco paulista, truco gaudério, sinuca e pebolim.