Elstor Desbessel, Valdir Bruxel e Everton Oltramari passam a ocupar novos cargos na Administração Municipal
A prefeita Helena Hermany anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (30), mudanças no primeiro escalão do Governo de Santa Cruz do Sul. Três secretarias contarão com novos titulares a partir da próxima segunda-feira (3).
Helena enfatizou que a escolha dos nomes foi feita com critério, buscando pessoas preparadas e que já têm familiaridade com o Governo e a administração pública.
Para a Secretaria de Fazenda, foi nomeado o técnico em contabilidade e administrador de empresas Valdir Bruxel. Atualmente, ele atua como diretor Administrativo-Financeiro da Secretaria de Educação. A prefeita destacou que Bruxel terá como principal desafio aumentar a arrecadação municipal, principalmente com o programa de manutenção de valores do Imposto de Renda. “O dinheiro público é sagrado e Valdir é a pessoa certa para cuidar do cofre da cidade”, declarou.
Para a Secretaria de Saúde, Helena convocou o vice-prefeito Elstor Desbessell. A prefeita enfatizou a capacidade de trabalho de Desbessell, que já vinha acumulando o cargo de secretário de Planejamento e Orçamento. Conforme Helena, o vice conhece a gestão pública e compartilha com ela do compromisso de campanha de “cuidar das pessoas”. “A saúde é um tema muito importante para o nosso governo. Por isso, convidei o meu vice para essa missão tão relevante”, justificou.
Com a nova pasta, Desbessell passará o comando da Secretaria de Planejamento e Orçamento, que está sob sua liderança, ao secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari. Conforme Helena, as duas secretarias já vem há algum tempo convergindo em diversos pontos na execução de projetos do Governo. “Oltramari está apto e integrado para conduzir as duas pastas”, afirmou.
Conheça os perfis dos nomeados:
Vice-prefeito e Secretário de Saúde – Elstor Renato Desbessell
Nascido em Linha Brasil, no distrito de Monte Alverne, é filho de agricultores, estudou em escola pública e ajudava seus pais na lida rural. Soma 38 anos como servidor público municipal concursado.
Iniciou como agente administrativo na subprefeitura de Monte Alverne. Também passou pelas Secretarias de Agricultura e Fazenda. Como servidor de carreira, foi adquirindo experiência e conhecimentos sobre a gestão pública. Foi eleito duas vezes como vereador – 2013 a 2016, e 2017 a 2020. Em dezembro de 2020 foi eleito Vice-Prefeito Municipal, mandato que exercerá no período 2021-2024. Já exerceu as funções de secretário de Fazenda e de Planejamento e Orçamento.
Secretário Municipal de Fazenda – Valdir Bruxel
Nascido em Arroio do Meio, reside no município desde os sete anos. Formado em Administração de Empresas e Técnico em Contabilidade, foi proprietário da Serigrafia Santa Cruz por 26 anos. Tem reconhecido trabalho comunitário e social, além de passagens pela presidência de entidades como Sincotec-Varp e Banco de Alimentos, tendo sido agraciado com o Título de Cidadão Santacruzense pela Câmara de Vereadores. Associado ao Rotary Clube Santa Cruz do Sul Oeste, foi governador do Rotary International – Distrito 4680. Iniciou na gestão em 2021 como Secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, e depois foi transferido para uma Diretoria na Educação.
Secretário Municipal de Governança e Relações Institucionais e de Planejamento e Orçamento – Everton Oltramari
Coronel da Reserva da Brigada Militar, atuou como coordenador da Defesa Civil Estadual (2015-2016), secretário-chefe da Casa Militar do Estado (2015-2016) e secretário adjunto da Segurança Pública (2017-2018) no governo de José Ivo Sartori. Advogado, possui especialização em Direito do Estado e em Gestão Pública e Orçamentária. Iniciou na Administração Municipal em 2021 como Secretário da Segurança, sendo transferido após para a pasta da Governança e Relações Institucionais para cuidar dos principais projetos do governo. Irá acumular agora também o Planejamento e Orçamento.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal