Eleição será realizada após a posse dos políticos, em Brasília
Brasília se prepara para a posse de deputados e senadores nesta quarta-feira (1). Um esquema de segurança foi montado e revisado e já conta, inclusive, com grades instaladas na frente do Congresso, na Esplanada dos ministério.
Na Câmara dos Deputados, a posse está marcada para às 10h. Às 16h30min, ocorre a sessão para eleger a Mesa Diretora. Até agora, na Câmara não há candidatura oficialmente formalizada, isso pode ser feito até uma hora antes da eleição. No entanto, os anúncios já foram feitos pelos partidos. Arthur Lira (PP), atual presidente é candidato à reeleição. Chico Alencar (PSOL) também vai concorrer.
Já no Senado, a sessão de posse está marcada para as 15h. Em seguida será realizada a eleição da Mesa, para escolha do presidente. Na quinta-feira (2) pela manhã, ocorre a escolha dos demais cargos da mesa. Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão (Podemos) oficializou candidatura.
O atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD), também é um possível candidato e já conta com o apoio do PDT, PT, Rede e MDB. O terceiro nome cotado é de Rogério Marinho (PL), que tem o apoio do PP e do Republicanos.
O mandato da Mesa Diretora é de dois anos.
Notícias relacionadas
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura