Seja pelo futebol, projetos ou ações, lideranças buscam um futuro melhor para a comunidade
O bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, é conhecido pelo envolvimento no futebol, mas é também por suas ações sociais. Com intuito de propiciar o desenvolvimento do bairro de sete mil moradores, são nessas ações que as lideranças enxergam um futuro melhor para a comunidade e, principalmente, às crianças. São inúmeros os projetos realizados, entre eles do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Social Gideões e tantos outros, além de entidades parceiras.
Vale lembrar as entidades assistenciais, a exemplo do Albergue Municipal, que permite o pernoite de moradores de rua. É também na localidade, na rua Amazonas, que está a sede da Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame), que abriga crianças com direitos violados. É no bairro que se encontra ainda a Associação de Auxílio aos Necessitados (ASAN) Asilo Santa Cruz. No local residem mais de 70 idosos. Ou seja, não faltam espaços de auxílio.
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus, Clairton Ferreira, mais conhecido como Tim, a variedade de projetos desenvolvidos para os moradores se destaca em comparação às lutas por melhorias. Por ser um bairro que é a porta de entrada ao município, Tim reforça: “quanto mais ações e melhorias, melhor para a comunidade e para quem passa por aqui”.
ESPORTE
Quando o assunto envolve a causa social, o esporte auxilia com bons exemplos. No Futebol Clube Bom Jesus, a equipe demonstra que através da prática é possível conseguir algo na vida. “O esporte pode ser uma grande porta para as crianças do bairro e o Bom Jesus não fica só nisso”, reflete a diretora do Futebol Clube, Marcieli Fernandes. “Conseguimos realizar várias ações pelo bairro”, conta. “No Dia das Crianças organizamos festa, na Páscoa distribuímos ninhos. No Natal passado demos uma atenção ao asilo, onde passamos uma tarde com os idosos, levando música, alimentos doados”, exemplifica. “O Bom Jesus não é só futebol. É muito mais que isso. O esporte, para muitos, é uma porta para conseguir bolsas e conseguir uma formação”, alegra-se, ao lembrar de jovens que através do esporte conseguiram se encaminhar na vida.
CRAS
A comunidade também conta com os serviços realizados pelo CRAS, que existe desde 2012. São diveras as oficinas voltadas a jovens e adultos. Conforme o coordenador geral, Jeferson Souza, há informática disponível a toda comunidade, dança e ginástica para a terceira idade e aulas de inglês para jovens, por exemplo. Ao lado da sede do CRAS está o Centro Ocupacional, que também recebe atividades, entre elas projeto de futebol, que inclusive realiza peneiras para o Futebol Clube Bom Jesus.
ESTRUTURA EDUCACIONAL
No que diz respeito à educação, o bairro está bem servido. Conta com a Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann (foto), que abrange desde o primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. Em 2019, encerrou o ano com 674 alunos. Também conta com um educandário da rede municipal, a Escola de Ensino Fundamental Bom Jesus, que vai desde a pré-escola ao 9º ano, atendendo 404 estudantes. Os pais que possuem crianças pequenas também dispõem de estrutura. O Bom Jesus possui duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs): a Paraíso Infantil e a Criança Feliz. Na EMEI Paraíso Infantil são atendidas crianças de zero a cinco anos e atualmente tem 271 crianças. Já a EMEI Criança Feliz é destinada para crianças de zero a três anos e atende 135.
O Bom Jesus que respira futebol
Que a comunidade respira futebol todo mundo sabe. O que poucos sabem é que jogadores e toda a diretoria do Futebol Clube Bom Jesus se empenham não apenas para obter títulos, mas para ver a torcida alegre, já que é ela quem vibra e acompanha o time. A última conquista foi no fim do ano passado com o título de campeão no Campeonato Regional de Futebol Amador. “Há cerca de seis anos reformulamos a diretoria e desde então pensamos sempre como equipe para disputar o campeonato da Afasc, a Copa Cidade. Tivemos bons resultados e sempre conseguimos nos classificar bem. Diante disso surgiu a vontade de participar do Regional”, recorda a diretora do Clube, Marcieli Fernandes.
Com organização, disciplina e união dos jogados e dirigentes, o Futebol Clube Bom Jesus tem colhido os frutos nas categorias que possui. “Nossa história começou há seis anos, remodelando, trazendo pessoas novas e dentro disso estamos disputando os campeonatos na região”, lembra.
Bairro recebe as primeiras piscinas comunitárias
Na semana passada, a comunidade recebeu uma boa notícia: será contemplada com piscinas comunitárias. Aliás, as primeiras a serem instaladas em um bairro de Santa Cruz do Sul. Ao todo, serão oito, sendo quatro ao público infantil e quatro aos adultos. O anúncio foi feito pelo prefeito Telmo Kirst, no campo de futebol do bairro.
As obras para a instalação das piscinas começaram nesta semana e devem ser concluídas até o fim de março, se as condições climáticas forem favoráveis. As piscinas vão ficar próximas do campo e a área será toda cercada. Haverá, ainda, vestiários, chuveiros externos e sanitários.
Assistência à saúde
O bairro conta com duas unidades básicas de saúde: o Posto de Saúde da Família (PSF) Gaspar Bartholomay, e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Bom Jesus. Em ambas ocorrem atendimentos com multiprofissionais (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dentista). O posto conta com quatro agentes comunitários de saúde, enquanto a ESF com cinco, de acordo com a responsável interina pela coordenação da Atenção Básica, Ieda Murinel. No posto, 800 famílias estão cadastradas e são atendidas 942 pessoas por mês. Já a ESF Bom Jesus conta com 1.214 famílias cadastradas, sendo realizados 1.010 atendimentos por mês. No ano passado, as duas unidades de saúde foram revitalizadas, recebendo pintura e algumas melhorias.
Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira, do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas

Cresol Cooperar reúne mais de 6 mil pessoas em encontros assembleares e reforça compromisso com a comunidade
O ciclo foi encerrado na Assembleia Geral Ordinária, em 24 de abril, com a presença dos Delegados representantes dos núcleos

Com resultado de R$ 74 milhões, Sicredi encerra ciclo de assembleias com AGO em Santa Cruz
A principal pauta da reunião foi a prestação de contas, com o desempenho social e econômico da instituição, bem como a destinação das sobras do exercício

Colégio Marista São Luís inaugura Sala Champagnat
Espaço é uma homenagem ao padre francês e fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, Marcelino Champagnat

Corsan leva à Praça Getúlio Vargas exposição interativa sobre a água
Proposta inicia na segunda-feira e segue até quinta