Secretário Mário Colombo Filho falou sobre as iniciativas da atual Administração Municipal
Nos últimos quatro anos, a Administração Municipal de Santa Cruz do Sul investiu cerca de meio bilhão de reais na educação do município. Em entrevista ao Grupo Arauto, o secretário municipal de Educação, Mário Colombo Filho, afirmou que a área foi uma das prioridades do atual governo e fez uma avaliação do ano, destacando os avanços e os investimentos feitos.
Entre os investimentos, Colombo destacou a instalação de placas fotovoltaicas nas escolas, visando à utilização de energia limpa, e a ampliação de salas de aula e a cobertura de quadras esportivas. Além disso, a construção de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) em Linha João Alves está em fase de finalização, o que vai ampliar a oferta de vagas para a educação infantil na região.
No entanto, o secretário ressaltou que os investimentos não se limitaram à infraestrutura física das escolas. A gestão também deu grande atenção à área pedagógica, com destaque para a conquista do Selo Ouro em Alfabetização. Esse prêmio, segundo o secretário, é fruto do trabalho contínuo de capacitação de professores e diretores, além de uma atualização profissional para garantir uma educação de qualidade.
“As coisas são dinâmicas no mundo globalizado que nós temos hoje. A informação é muito dinâmica. A sala de aula ficaria monótona se nós não estivéssemos também andando e alinhando direção e profissionais. Eles são capacitados para fazer esse ensino, com que eles também tenham um suporte e subsídio de cada vez mais formação”, disse.
Outro projeto que está sendo finalizado é o Vale Mais Educação, que oferece um cartão de R$ 150 aos estudantes das escolas municipais, para a compra de material escolar. Este benefício, destinado aos alunos do ensino fundamental e da educação infantil, foi autorizado pela prefeita Helena Hermany e entra em vigor com a nova gestão, respeitando a legislação que prevê o pagamento apenas 30 dias antes do início do ano letivo.
Além disso, o município também firmou uma parceria com agricultores familiares para levar alimentos saudáveis às escolas. O setor de nutrição das escolas elabora o cardápio conforme as necessidades de cada unidade, promovendo a alimentação saudável e, ao mesmo tempo, fomentando a economia local. “Há toda uma cadeia produzida ali. Acaba também deixando para dentro do município imposto e renda. É um dinheiro circulante dentro do próprio município”, explicou.
Com o objetivo de garantir a sensação de segurança nas escolas, a administração municipal implantou o programa “Guarda na Escola”, que conta com rondas da Guarda Municipal e, em casos específicos, com o apoio de agentes e viaturas. “A gente tem a responsabilidade. Assim que o pai deixa esse aluno na porta, do portão para dentro ele é nossa responsabilidade. Nós estamos lidando com vidas”, afirmou.
Com o crescimento populacional de Santa Cruz do Sul, que atrai novas famílias em busca de oportunidades de trabalho, a administração tem se preocupado com a ampliação da rede de ensino. No entanto, Colombo reconheceu que um dos maiores desafios da gestão é a limitação de recursos humanos na área educacional. Ele explicou que a Lei Orgânica do município é estabelecida com base na quantidade de eleitores, não levando em consideração a grande migração de pessoas para o município. Caso a administração desse continuidade ao governo, o secretário anunciou a intenção de propor um projeto de lei à Câmara de Vereadores para modificar a Lei Orgânica e melhorar a alocação de recursos humanos.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Após enchente de 2024, Estado investiu R$ 4,8 milhões na saúde do Vale do Taquari
Recursos foram usados na recuperação da estrutura de hospitais e unidades básicas de saúde e na compra de equipamentos

Assemp e Município lançam Construarte nesta terça-feira
Evento ocorre no Hall do Centro de Eventos, no Parque da Oktoberfest

Santa Cruz terá nomeação de auxiliares e supervisores para todas as EMEIs
O objetivo é fortalecer as equipes das unidades de educação infantil

Prefeitura de Santa Cruz decreta ponto facultativo no dia 2 de maio
Data sucede o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador