Competição foi disputada em Campina Grande do Sul e reuniu mais de 350 pilotos de todo o país
No último domingo (25), o jovem piloto vera-cruzense Gustavo Deufel, de 19 anos, escreveu seu nome na história do Arena Velocross ao conquistar o título de Campeão Brasileiro de Velocross 2023. A competição foi disputada em Campina Grande do Sul, no Paraná, reunindo mais de 350 pilotos de todo o país.
Gustavo competiu na categoria intermediária nacional, enfrentando cerca de 60 motos na modalidade. Numa pista de menos de 400 metros, as emoções começaram com as classificatórias, onde cada piloto tinha apenas 10 minutos para se adaptar à pista reduzida e marcar seu melhor tempo para conseguir ficar dentro da final, que seria com apenas 16 pilotos.
Deufel alcançou o primeiro lugar geral na sua chave classificatória e avançou para a final, destacando-se entre os competidores do torneio. Esta não é a primeira vez que Gustavo Deufel brilha no cenário nacional. Em 2022, ele foi vice-campeão brasileiro de VX, adicionando um feito ao seu currículo, que já conta com mais de 15 títulos regionais na categoria.
Gustavo compartilhou sua jornada no mundo do velocross, começando em 2016. "Minha primeira competição foi em 20 de fevereiro daquele ano e, desde então, venho trilhando meu caminho no esporte", relembrou o campeão. Ao refletir sobre sua trajetória e a busca pelo título nacional, Gustavo expressou sua dedicação e superação ao longo dos anos. "Estive muito próximo de vencer competições nacionais nos últimos três anos. Em 2022, fui vice-campeão brasileiro, e nos campeonatos gaúchos, sempre bati na trave. Este ano, me dediquei ao máximo para alcançar o título, e finalmente, deu certo. Conseguir levantar a taça é indescritível", compartilhou o piloto.
Gustavo não escondeu os desafios enfrentados em competições anteriores, com problemas mecânicos e quedas, mas destacou sua determinação para superar todas as adversidades na última competição do ano. "Muitas coisas deram errado nas corridas recentes, mas desta vez, me esforcei ao máximo, e deu certo. Consegui levantar a taça", afirmou o campeão.
Além do talento nas pistas, Gustavo fez questão de reconhecer o papel fundamental que sua família desempenhou em sua jornada no velocross. "Chegar onde estou hoje é graças ao meu pai, toda a minha família, minha namorada e também ao Giovane Pick. Tudo que sei sobre pilotagem foi ele quem ensinou, e foi ele quem me levou aos primeiros campeonatos. Se sei pilotar, é por causa dele", expressou Deufel. Giovane Pick, empresário e piloto vera-cruzense, morreu em fevereiro deste ano, aos 52 anos.
Em dezembro, Deufel tem mais desafios pela frente. "Tem agora o Campeonato Pirelli, que está prestes a acabar. Ele é considerado o mais forte da região, e eu estou líder em duas categorias", destacou o piloto, em preparação os próximos torneios.
Leia também: Vera Cruz se despede de Giovane Pick
Notícias relacionadas
Gabriel Dutra é o novo técnico do Avenida
O treinador, de 28 anos, chega para assumir o lugar de William Campos
Vera Cruz terá Glow Run, corrida de 3 e 6 quilômetros
Evento esportivo ocorre no dia 30 de março, em Vera Cruz, com expectativa de reunir 400 participantes
Avenida não consegue segurar o Internacional e sofre a terceira derrota no Gauchão
Próximo compromisso do Periquito será contra o Caxias
Monterey vence São José e assume liderança da Taça Benno Bernardo Kist
Jogo ocorreu nesse sábado