CUIDADOS

Anvisa prorroga proibição sobre uso de produtos à base de fenol

Publicado em: 29 de setembro de 2024 às 10:04
  • Por
    Agência Brasil
  • Foto: Rafa Neddermeyer/Reprodução/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Medida foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União uma resolução que prorroga a proibição da fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e do uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

    Em nota, a Agência informou que a nova resolução foi editada diante do término da vigência da medida cautelar publicada em junho e que já proibia os produtos. À época, a decisão foi adotada após a morte de um jovem de 27 anos em São Paulo por complicações provocadas por um peeling de fenol.

    “O caso específico do fenol continua sendo avaliado e investigado pela Anvisa, que analisa as evidências científicas disponíveis e as informações encaminhadas por entidades de classe e associações da área de saúde, em resposta às diligências realizadas pela Agência. Contudo, como esse trabalho ainda está em andamento, foi necessária a publicação da medida preventiva.”

    Segundo o comunicado, permanecem autorizados produtos devidamente regularizados na agência “para as exatas condições de registro”, além de produtos usados em laboratórios analíticos ou de análises clínicas. A lista de produtos contendo a substância fenol em sua formulação e que estão regularizados pode ser conferida aqui.