Congratulação é o reconhecimento de equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural, recebe nesta sexta-feira, 30, a partir das 15h, o certificado de reconhecimento de equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) durante a 47ª Expointer, em Esteio. O município conta com o selo desde maio deste ano.
Conforme o secretário da pasta, Gustavo Von Helden, o título de reconhecimento oportuniza os estabelecimentos de produtos de origem animal a comercializarem para todo o Brasil. “Essa certificação Sisbi é o reconhecimento a todo um processo de estruturação que foi realizado no Departamento de Inspeção do município. Então, isso vem a coroar o trabalho que está sendo desenvolvido, e agora o município tem a certificação de autonomia para poder atender as nossas agroindústrias, frigoríficos, enfim, toda a cadeia produtiva da proteína animal, ficando certificada da comercialização de produtos em todo território nacional”, relata o secretário.
Atualmente são 109 serviços de inspeção integrantes do Sisbi-POA, sendo 25 Estados, o Distrito Federal, 40 consórcios públicos e 43 municípios. Em Venâncio Aires, uma agroindústria está em fase de conclusão do processo Sisbi-POA, a Casa do Mel Serrano da produtora Cléria Posselt Schlosser.
Com a adesão, os estabelecimentos e produtos de origem animal de Venâncio Aires registrados no SIM poderão ser indicados e incluídos no cadastro geral do Sisbi-POA e, com isso, poderão comercializar os produtos em todo território nacional. Antes, a venda podia ser realizada apenas no próprio município.
O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar, uma atenção dada diretamente à população.
Simpósio na Expointer:
Nesta quinta-feira (29), a médica veterinária Fernanda de Lima Sant’Anna participa do simpósio “O Serviço de Inspeção e o Fortalecimento das Agroindústrias Gaúchas de Produtos de Origem Animal”. O evento ocorre das 14h às 17h30, e faz parte da programação da 47ª Expointer.
O simpósio abordará as novas regras do SUSAF; SISBI-POA; Consórcios municipais e o comércio intermunicipal de produtos; Vantagens do comércio intermunicipal; Ações para regularização das agroindústrias; Atuação do MDA para a inclusão sanitária; e Mesa-redonda sobre os serviços de inspeção.
Notícias relacionadas
Sementes da Vida e Diversos Talentos são as novas cooperativas escolares de Santa Cruz
O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo encerra o ano com um total de 25 grupos de jovens cooperativistas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da prática de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina