Geral

Venâncio Aires recebe certificado do Governo Federal na Expointer

Publicado em: 29 de agosto de 2024 às 07:33
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Casa do Mel Serrano, da produtora Cléria Posselt Schlosser, está em fase de conclusão do processo Sisbi-POA no município | Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Congratulação é o reconhecimento de equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

    A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural, recebe nesta sexta-feira, 30, a partir das 15h, o certificado de reconhecimento de equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) durante a 47ª Expointer, em Esteio. O município conta com o selo desde maio deste ano.

    Conforme o secretário da pasta, Gustavo Von Helden, o título de reconhecimento oportuniza os estabelecimentos de produtos de origem animal a comercializarem para todo o Brasil. “Essa certificação Sisbi é o reconhecimento a todo um processo de estruturação que foi realizado no Departamento de Inspeção do município. Então, isso vem a coroar o trabalho que está sendo desenvolvido, e agora o município tem a certificação de autonomia para poder atender as nossas agroindústrias, frigoríficos, enfim, toda a cadeia produtiva da proteína animal, ficando certificada da comercialização de produtos em todo território nacional”, relata o secretário.

    Atualmente são 109 serviços de inspeção integrantes do Sisbi-POA, sendo 25 Estados, o Distrito Federal, 40 consórcios públicos e 43 municípios. Em Venâncio Aires, uma agroindústria está em fase de conclusão do processo Sisbi-POA, a Casa do Mel Serrano da produtora Cléria Posselt Schlosser.

    Com a adesão, os estabelecimentos e produtos de origem animal de Venâncio Aires registrados no SIM poderão ser indicados e incluídos no cadastro geral do Sisbi-POA e, com isso, poderão comercializar os produtos em todo território nacional. Antes, a venda podia ser realizada apenas no próprio município.

    O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar, uma atenção dada diretamente à população.

    Simpósio na Expointer:

    Nesta quinta-feira (29), a médica veterinária Fernanda de Lima Sant’Anna participa do simpósio “O Serviço de Inspeção e o Fortalecimento das Agroindústrias Gaúchas de Produtos de Origem Animal”. O evento ocorre das 14h às 17h30, e faz parte da programação da 47ª Expointer.

    O simpósio abordará as novas regras do SUSAF; SISBI-POA; Consórcios municipais e o comércio intermunicipal de produtos; Vantagens do comércio intermunicipal; Ações para regularização das agroindústrias; Atuação do MDA para a inclusão sanitária; e Mesa-redonda sobre os serviços de inspeção.