A honraria foi entregue às pessoas que prestaram relevantes serviços ao MPA durante os seus 60 anos de existência
A professora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado (PPGD) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mônia Clarissa Hennig Leal, foi homenageada pelo Ministério Público do Acre (MPA) com uma medalha. A honraria foi entregue às pessoas que prestaram relevantes serviços ao MPA ao longo de seus 60 anos de existência.
Durante a pandemia, a Unisc, por meio do PPGD, valendo-se da flexibilização da legislação, oportunizou que os profissionais do MPA pudessem realizar o mestrado por meio de aulas remotas. Na época, a professora Mônia não mediu esforços para que a viabilização dessa parceria acontecesse. “Era uma demanda que eles tinham há muito tempo, de ter uma formação a nível de mestrado para os integrantes do Ministério Público, das carreiras jurídicas, já que o Acre é um Estado carente de formação em nível de pós-graduação stricto sensu. Foi um trabalho de construção, eram muitos aspectos institucionais que precisavam ser contemplados, então tivemos que nos esforçar para que as coisas acontecessem. Talvez a minha teimosia tenha sido positiva nesse sentido, de não desistir, de pensar formas e soluções para que realmente fosse possível viabilizar este projeto. E foi uma turma que deu super certo.”
A procura pela Unisc partiu da indicação de uma egressa do PPGD que hoje atua no Acre como docente. “Eles queriam uma Instituição séria. Iniciamos as tratativas com respaldo, apresentamos a Universidade e eles ficaram encantados com a proposta e as linhas de investigação do programa”, fala.
Com o fim dos estudos, a premiação para ela foi uma surpresa, mas recebida com muita alegria. “Fazemos o nosso trabalho, sempre tentando dar o melhor. É da minha natureza querer fazer as coisas acontecerem, querer fazer com que as coisas deem certo. Eu estive à frente desse processo todo, mas ele é resultado de um trabalho coletivo, de todas as pessoas que se empenharam, desde a reitoria, de viabilizar juridicamente e institucionalmente para que o convênio fosse firmado; dos professores que se comprometeram e assumiram o desafio de fazer as aulas nessa modalidade, dentro de um padrão diferente do que normalmente acontece; as meninas da secretaria, que também abraçaram a causa e não pouparam esforços. Sempre ficamos felizes de ter um retorno positivo para além das dissertações defendidas, para além do êxito acadêmico; esta medalha coroa este compromisso da Universidade de formar agentes de transformação da sociedade”, completa.
Notícias relacionadas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da pratica de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina
Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens
Estudo foi feito pela Fiocruz Bahia e Universidade de Harvard