Decisão foi tomada durante a noite desta segunda-feira em sessão na câmara
Por 9 votos a 7, os vereadores de Santa Cruz acolheram o veto do Executivo ao projeto do vereador Alex Knak (MDB), que previa a transmissão ao vivo pela internet das sessões de licitação da Câmara e da Prefeitura.
O projeto, aprovado pelos vereadores por unanimidade em maio deste ano, tinha parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e do Jurídico da Câmara. A comunidade esteve presente na sessão com cartazes pedindo por mais transparência.
Knak lamentou a postura de alguns vereadores: "As licitações são públicas. Nós estamos adequando as licitações ao atual momento, de modernidades e tecnologias e ampliando para que a população tenha acesso às licitações". Ainda conforme ele, o projeto foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores: "E quando vem o veto do prefeito, alguns mudam o seu posicionamento que fere a transparência".
Conforme o vereador, o projeto é posicional e atende ao interesse público da comunidade santa-cruzense. Quando à mudança no posicionamento dos vereadores, destaca: "Eu não entendo quando os vereadores não clamam por uma autonomia deste poder. Tudo isso não me faz baixar a cabeça, porque vou reapresentar esse projeto em janeiro, porque o apelo da população é muito grande".
Como votaram os vereadores:
Acolhimento do veto: Gerson Trevisan (PSDB), Licerio Agnes (PP), André Scheibler (SD), Solange Finger (SD), Alceu Crestani (PSDB), Ari Thessing (PT), Luizinho Ruas (PTB), Elstor Dessbessel (PTB) e Francisco Carlos Smidt (PTB).
Rejeição do veto: Zé Abreu (PTB), Mathias Bertram (PTB), Rejane Henn (PT), Alex Knak (MDB), Hildo Ney Caspary (PP), Bruno Cesar Faller (PDT), Edgar Hermany (PP).
Notícias relacionadas
Vereador aponta uso político e cobra climatização do Arnão da atual gestão
Serginho Moraes (PL) destaca que a climatização do Arnão é um projeto considerado complexo que exige um alto investimento
Sérgio Moraes admite possibilidade de rompimento do contrato com a Corsan: “podemos até municipalizar”
A declaração surge após a população relatar alterações no gosto e no cheiro da água que chega nas torneiras
Anúncio do secretariado do governo de Sérgio Moraes será em 1º de janeiro
Neste momento, o foco está na transição de governo, com visita às secretarias para levantamento da situação administrativa
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições