Polícia

Vera-cruzense sofre segundo golpe virtual em menos de um ano

Publicado em: 29 de julho de 2017 às 06:42 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:06
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Criminosos pediram dinheiro através da conta da dentista

    O advento das redes sociais facilita a comunicação entre as pessoas, mas também traz perigos, como a multiplicação de golpes e crimes virtuais. A difícil identificação do autor e o fato de o golpe não se concretizar na maioria dos casos pode até inibir o registro de ocorrência juntos aos órgãos policiais. Mas a prática é comum e pode estar mais próximo do que parece. Nesta quinta-feira, a dentista Ana Abascal teve, pela segunda vez, sua conta de Facebook usada por criminosos virtuais.

    Desta vez, conseguiu bloquear rapidamente, fazendo com que a mensagem pedindo dinheiro não fosse disseminada a muitos de seus contatos. Mas no ano passado, mais de 400 pessoas receberam mensagem, de forma privada, pedindo ajuda financeira. Uma conhecida, inclusive, chegou a fazer o depósito, concretizando o golpe. O caso serve de alerta para que as pessoas tenham cuidado com o que acessam nas redes sociais e, especialmente, as tentativas de golpe.

    Ana explica que no ano passado chegou a fazer Boletim de Ocorrência e que demorou para reaver sua conta na rede social, pois o criminoso mudou suas senhas e depois de um bom tempo, o próprio Facebook emitiu e-mail a ela para a recuperação da conta. Foi aí que a dentista observou um telefone celular usado para acessar a sua página pessoal. Ao ligar para o número, a surpresa: a identificação dizia que era da Prefeitura de Vera Cruz. Naquela ocasião, a conhecida que caiu no golpe chegou a depositar mais de R$ 400 na conta pedida e depois de esforço, conseguiu estornar, reavendo o valor.

    Confira a matéria completa na edição impressa deste sábado, do Nosso Jornal.