Economia

Quarta-feira é o último dia para pagar o IPVA 2025

Publicado em: 29 de abril de 2025 às 15:01
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Governo do Estado do RS
  • Foto: GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Pagamento dentro do prazo evita multa e juros e garante descontos de até 20% na quitação do tributo

    Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Neste ano, o vencimento foi unificado, ou seja, todos os contribuintes devem pagar o tributo até essa data, independentemente do final da placa do veículo.

    A alteração, estabelecida por lei estadual, visa simplificar o calendário de pagamento, proporcionando mais tempo para o planejamento dos motoristas. Com isso, também é possível aproveitar os descontos oferecidos, sem a preocupação com as datas escalonadas.

    Como funciona o novo prazo unificado

    Em anos anteriores, o pagamento do IPVA seguia um calendário escalonado, com vencimentos distintos conforme o final da placa. Com a unificação, todos os contribuintes têm o mesmo prazo de quitação: 30 de abril.

    A mudança facilita o processo para quem tem veículos com finais de placa variados e, ao mesmo tempo, amplia o prazo para motoristas com placas que teriam vencimento mais cedo.

    Consequências do atraso no pagamento

    O não pagamento do IPVA até o prazo final gera multa diária de 0,334%, com limite de até 20% do valor total do imposto, além da cobrança de juros. Caso o débito fique em aberto por mais de dois meses, o nome do contribuinte poderá ser inscrito em Dívida Ativa, com outras consequências legais.

    Além disso, se o veículo for flagrado em circulação sem o pagamento do imposto, poderá ser apreendido – o que resultaria em gastos com multas, guincho e diárias no depósito do Detran.