SANTA CRUZ

Parque de Eventos surge como alternativa para uso do som automotivo

Publicado em: 29 de abril de 2025 às 17:01
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Guilherme Neuhaus/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
    compartilhe essa matéria

    Tema voltou a ser debatido durante sessão da Câmara de Vereadores

    Um debate que se arrasta há duas décadas em Santa Cruz do Sul voltou a ganhar destaque na sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira (28). Edson Azeredo (PL) falou sobre a falta de espaços adequados para os jovens realizarem eventos de som automotivo. O parlamentar, que tem acompanhado o tema de perto, apresentou uma proposta – utilizar o Parque de Eventos como um local destinado a essas atividades.

    Ele lembrou que, em 2005, a Avenida do Imigrante foi fechada para esse tipo de evento. Desde então, os jovens têm buscado diferentes locais na cidade, como o Posto do Gordo, na Marechal Deodoro, e nas proximidades do Parque da Oktoberfest, mas todos esses pontos foram proibidos ao longo dos anos. Recentemente, os jovens também tentaram se reunir nas imediações do aeroporto, mas essa área também foi proibida.

    O vereador relatou que tem recebido diversas mensagens de jovens solicitando um espaço seguro e regulamentado para o som automotivo, onde possam curtir a música com fiscalização para evitar excessos. Inclusive, representantes estavam no Plenário Nilton Garibaldi. “Eles pedem um horário determinado para começar e terminar e que haja fiscalização para garantir que tudo aconteça de forma organizada e sem transtornos”, afirmou.

    Edson Azeredo mencionou que, em conversas com o prefeito Sérgio Moraes, foi sugerido que o Parque de Eventos fosse utilizado como alternativa. Segundo o vereador, a ideia é criar um espaço específico para o público jovem, que, ao mesmo tempo, permita o controle adequado das atividades. A proposta ainda precisa ser discutida e planejada com mais detalhes e uma reunião com o prefeito já foi solicitada para tratar da implementação da ideia.

    Leia também