Colunista

Eduardo Wachholtz

CONCILIAÇÃO POLÍTICA?

Helena Hermany é convidada para inauguração do viaduto

Publicado em: 29 de abril de 2025 às 11:08 Atualizado em: 29 de abril de 2025 às 11:10
FOTO: GUILHERME BICA/GRUPO ARAUTO
compartilhe essa matéria

Durante a campanha, ela e Sérgio Moraes protagonizaram embates sobre a estrutura

Um gesto de conciliação política e respeito institucional deve marcar a cerimônia de inauguração do Viaduto do Arroio Grande, prevista para esta quarta-feira (1º), às 10h. O prefeito Sérgio Moraes (PL) cumpriu uma promessa feita ainda durante a campanha eleitoral do ano passado e convidou a ex-prefeita Helena Hermany (Progressistas) para participar do ato. A informação foi confirmada pela coluna com pessoas ligadas à política municipal.

Foi Helena Hermany quem deu início à obra, considerada estratégica para o trânsito na Zona Sul. A construção do viaduto, localizada no entroncamento das avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemann e Presidente Castelo Branco, no Bairro Arroio Grande, começou em julho de 2023, durante a gestão de Helena. Com 264 metros de extensão, a obra sofreu atrasos em função de fatores climáticos, principalmente a enchente do ano passado. A expectativa inicial era concluir os trabalhos em 12 meses, ainda antes das eleições de 2024.

Durante a campanha, Sérgio Moraes e Helena Hermany protagonizaram embates, inclusive sobre o próprio viaduto. Em um dos debates, Helena ironizou a declaração de bens do então candidato e sugeriu que ele poderia “passar com sua Biz” pelo viaduto. Em resposta, Moraes afirmou, em 29 de agosto, durante debate na Arauto News, que, mesmo preferindo um túnel ao viaduto, respeitaria a obra e a concluiria com o devido a importância da estrutura.

Quando eu inaugurar, vai ter o nome da prefeita Helena Hermany, diferente do que foi feito comigo, quando construí o autódromo e inauguraram com os nomes de Wenzel e Helena, sem terem feito sequer um poste lá”, declarou à época. A estrutura que o atual chefe do Executivo fazia menção foi aberto à comunidade em junho de 2005, durante a gestão que teve como prefeito José Alberto Wenzel e como vice-prefeita Helena Hermany.