Objetivo é a estruturação e consolidação de iniciativas familiares no mercado local
Nos últimos dois anos, o número de agroindústrias regularizadas em Santa Cruz do Sul dobrou, um reflexo do trabalho da Secretaria Municipal da Agricultura na estruturação e consolidação de iniciativas familiares no mercado local. O resultado é fruto do Programa Municipal da Agricultura Familiar, criado em 25 de outubro de 2022 para fortalecer o setor.
Em entrevista ao Grupo Arauto, o secretário Décio Hochscheidt destacou que o esforço conjunto da Administração Municipal e dos produtores começou a gerar resultados significativos neste ano. Segundo ele, um dos fatores importantes foi a liberação de uma nutricionista para orientar os produtores em questões como rotulagem, boas práticas de manejo e cursos específicos.
“Nós conseguimos orientar as pessoas que realmente buscavam essa alternativa e a gente fica feliz, porque nós inauguramos bastante agroindústrias nos últimos anos. Eu digo sempre o mais importante: não adianta você motivar e inaugurar, se você não ajuda também”, afirmou.
Atualmente, o município conta com 29 agroindústrias familiares, das quais 15 foram legalizadas graças à implementação do programa. O secretário destacou que um marco recente foi a participação de sete dessas agroindústrias na programação do Enart, evento cultural que proporcionou visibilidade e oportunidade de negócios para os produtores locais.
Outro destaque é o programa vale-feira, que concede R$ 130 mensais aos servidores municipais para serem gastos nas feiras rurais da cidade. Segundo Hochscheidt, a iniciativa injeta aproximadamente meio milhão de reais por mês no comércio de produtos locais. “Isso com certeza deu uma alavancada. A gente se reúne com a comissão de feiras a cada dois meses, e a gente tem testemunhos que com certeza muitos jovens, em cima disso, permaneceram no interior, porque apareceu uma alternativa melhor de venda do que estava acontecendo até então“, disse.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Vera Cruz vai instalar Cooperativa de Implementos Agrícolas para apoiar produtores locais
Estrutura ficará localizada na localidade de Vila Progresso
Sinditabaco se mobiliza pela regulamentação dos dispositivos eletrônicos para fumar
Esses itens são autorizados em vários países do mundo, comercializados em diversos locais e fabricados com matéria-prima que vem, inclusive, das lavouras do Rio Grande do Sul
A partir de fevereiro, nota eletrônica será obrigatória para produtores com receita superior a R$ 360 mil
A medida passa a valer para todos, independentemente do faturamento, somente em janeiro de 2026
Associação Santacruzense de Apicultores recebe caixas para captura de enxames de abelhas
Objetivo é garantir a segurança da população ao remover enxames de áreas públicas e propriedades particulares