MEIO AMBIENTE

Antigo lixão de Santa Cruz passa por novos estudos para avaliar contaminação

Publicado em: 28 de dezembro de 2024 às 07:49
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Segundo a secretária Josiane Frantz, o levantamento pode indicar cenários variados

    A área do antigo lixão municipal de Santa Cruz do Sul, localizada no Bairro Santa Vitória, junto à antiga Usina, está sendo alvo de novos estudos para avaliar possíveis níveis de contaminação. O processo, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, encontra-se na primeira fase de investigação para determinar os impactos ambientais no local.

    Segundo a titular da pasta, Josiane Frantz, o objetivo é identificar o grau de contaminação para planejar as ações necessárias de recuperação. “Essa área precisa de recuperação, pois foi utilizada como local de descarte e armazenamento, e ela tem ali uma certa contaminação. Foi discutido por diversos anos no município para regular e organizar essa questão, e também recuperar a área, só que a dificuldade é grande, pois é um processo bem complexo. Então, a gente trabalhou neste ano para licitar a fase um, que é uma fase de estudo preliminar para ver qual é a categoria de contaminação“, explicou.

    A secretária destacou que o levantamento pode indicar cenários variados, como uma questão simples, onde o solo não foi contaminado, as nascentes não foram afetadas e o lençol freático não foi comprometido. Porém, caso haja problemas, será necessário um trabalho mais intenso.

    Ouça a entrevista completa: