Região

Processo para retomada da obra da ERS-244 entra em tramitação

Publicado em: 28 de dezembro de 2021 às 18:04 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 17:13
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Trecho liga Venâncio Aires e região a Passo do Sobrado e Vale Verde

    O processo para retomada da obra da ERS-244, que liga Venâncio Aires e região a Passo do Sobrado e Vale Verde, entrou em tramitação. Nesta segunda-feira (27), foi realizada uma reunião em Porto Alegre com autoridades políticas e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para ajustar as partes técnicas envolvidas do Governo Estadual e alinhar os próximos passos para o projeto.

    De acordo com o secretário-adjunto de Obras do Estado, Giovane Wickert, a expectativa é de que nesta semana a Secretaria Estadual do Planejamento despache o processo para a Secretaria Estadual de Logística e Transportes atualizar o orçamento da obra. É esperado que em fevereiro já tramite o termo de acordo jurídico e havendo o interesse mútuo das partes é formalizado o ato. Desta forma, entre março e abril o projeto deve estar oficializado e publicado para dar início a Ordem de Início da Retomada das Obras, se tudo ocorrer dentro do previsto e sem contratempos.

    Os trabalhos devem ser retomados na condição de permuta de patrimônio do Estado junto à Empresa Pelotense, que detém o contrato da ERS-244. O trecho é uma reivindicação antiga e de importante ligação para o escoamento da produção e o desenvolvimento da região.

    Estiveram presentes na reunião o Diretor Geral do Daer, Luciano Faustino, o Secretário Estadual Adjunto da Logística e do Transportes, Luiz Gustavo Souza, o Chefe de Gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup, o Diretor do Departamento de Patrimônio da Secretaria Estadual do Planejamento Orçamento e Gestão, Vinícius Deprá, e o Secretário Estadual de Obras e Habitação em Exercício na condição de Coordenador do Movimento Destrava ERS-244, Giovane Wickert.