Polícia

Operação Papai Noel: policiamento reforça segurança nos centros dos municípios

Publicado em: 28 de novembro de 2024 às 13:24
  • Por
    Portal Arauto
  • Colaboração
    Bianca Mallmann
  • OPERAÇÃO PAPAI NOEL BUSCA GARANTIR SEGURANÇA NO PERÍODO DE MAIOR CIRCULAÇÃO DE CONSUMIDORES PELOS CENTROS URBANOS | BIANCA MALLMANN
    compartilhe essa matéria

    Lançada na manhã desta quinta-feira (28), em Santa Cruz, ação se estende às cidades que compõem o 23º Batalhão de Polícia Militar

    Na manhã desta quinta-feira (28), na praça Getúlio Vargas, no Centro de Santa Cruz do Sul, foi oficialmente lançada a Operação Papai Noel, que visa inibir atos de criminalidade na região, especialmente com o aumento da circulação de pessoas nos centros urbanos em decorrência das compras de final de ano e das programações natalinas.

    De acordo com o major Cristiano Marconatto, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, o que muda é que neste período do ano em que há o deslocamento de mais pessoas para áreas comerciais na cidade, e geralmente esse movimento é acompanhado por alguma prática criminal de pessoas que se aproveitam para praticar alguma situação e depor contra a ordem pública. “Nosso objetivo é reforçar ações de policiamento nos horários e locais em que há maior concentração de pessoas e em Santa Cruz há um vasto calendário de eventos neste período. É garantir segurança aos moradores e visitantes”, frisou.

    Essa mesma atuação acontece nos mais de 20 municípios de abrangência do 23º BPM, pois em cada cidade o comércio tem incremento na movimentação, horário ampliado e programações natalinas. Com o efetivo local e eventuais reforços em alguns dias e horários, essa operação ocorre de forma simultânea em todos municípios, explicou Marconatto.

    Segundo o Comandante do 23º BPM, há vários anos a criminalidade está sob controle e na medida que a corporação pode identificar uma situação e agir pontualmente nela, está diminuindo bastante os indicadores criminais. “A presença policial inibe a prática criminal”, reconhece.

    Atenção aos golpes

    Marconatto chama a atenção e pede alerta da comunidade a um fenômeno dos últimos tempos, que é o crime do estelionato, um crime silencioso e que muitas vezes ocorre dentro de casa. Recomenda que as pessoas evitem responder mensagens de supostas promoções que recebem no celular. Que procurem sua loja física ou sites confiáveis, recomendou. “Que não abram links que possam se tornar golpes. Muita atenção nas ofertas que vêm por meio de redes sociais, ainda mais em Black Friday e no fim de ano”, ilustra.

    Também citou a ocorrência mais comum de roubo e furto em estabelecimentos comerciais e a pedestres nesta época. “Que as pessoas tenham atenção aos seus documentos e celulares em bolsas bem fechadas, pois são itens muito visados pelos criminosos”, assinalou o Comandante do 23º BPM.

    Leia também