O debate ocorre através do Instagram e YouTube, a partir das 20h30min
Em comemoração ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado no dia 29 de novembro, o Comitê pela Paz, contra o Apartheid e o Genocídio realiza uma live para abordar o tema. O debate ocorre através do Instagram e YouTube, a partir das 20h30min.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, por meio da resolução 32/40 B, aprovada pela Assembleia-Geral. O objetivo da criação desse dia é promover a conscientização sobre os direitos do povo palestino e reforçar o apoio internacional à sua luta.
A escolha do 29 de novembro não é aleatória: a data coincide com a aprovação, em 1947, da resolução 181 da ONU, que recomendava a partilha da Palestina entre judeus e árabes. 30 anos após essa decisão, em 1977, os palestinos ainda não possuíam um Estado e viviam sob ocupação militar israelense desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
Para o representante do Comitê pela Paz na Palestina, contra o Apartheid e o Genocídio, Caco Baptista, a instituição da data reflete a autocrítica da ONU. “Em 1977, já fazia uma década que a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, o que restava do território palestino, estavam sob ocupação militar. A ONU, reconhecendo seu fracasso em garantir os direitos do povo palestino, cria essa data para reforçar a necessidade de solidariedade internacional”, destaca.
Outro integrante do comitê, Mohamad Mustafa Ali, que possui parentes na Palestina, descreve o clima de tensão vivido na região. “Estamos há mais de um ano acompanhando aflitos as notícias. A opressão contra o povo palestino, os ataques na Faixa de Gaza e o aumento da violência na região são devastadores. É um cenário de medo e sofrimento”, relata.
Segundo Ali, na última terça-feira foi acordado um cessar fogo com o Líbano. “Um Líbano forte e resistente, que soube segurar a invasão. Eu tenho notícias de mortes, prisões em Israel de toque marcial, não existe direito civil, as pessoas são presas sem motivos. E na prisão são torturadas, maltratadas e estupradas”, descreve.
Sobre o evento
Nesta sexta-feira (29), a partir das 20h30min, o Comitê pela Paz, contra o Apartheid e o Genocídio realizará uma live em suas redes sociais, com espaço para esclarecer dúvidas e responder perguntas do público. A transmissão estará disponível no Instagram @paznapalestinascs e no canal do YouTube Comitê pela Paz na Palestina SCS
Além da live, os organizadores anunciaram, sem mais detalhes, que uma ação nas ruas de Santa Cruz também está sendo planejada.
Notícias relacionadas
Encerramento do Gauten Summit enfatiza o valor de marcas fortes e estratégias inovadoras
Evento reuniu especialistas para debater transformação digital, empreendedorismo e o futuro dos negócios
Unisc passa a integrar o Impacto Acadêmico das Nações Unidas
Intuito é promover prioridades globais, incluindo a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável
Santa Cruz inaugura reforma completa da cancha de bocha do Parque da Oktoberfest
Espaço é frequentado diariamente por mais de 80 usuários, com idades que vão dos 60 aos 90 anos
Paulo Silveira Mentor: um sonhador que inspira pessoas
Engenheiro agrícola escolheu apostar em gestão de pessoas e desenvolvimento de alta performance