Objetivo é construir propostas locais que serão apresentadas na etapa estadual em 2025
A 2ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Vale do Rio Pardo e Adjacências (CIMA) será realizada no dia 6 de dezembro, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em entrevista ao Grupo Arauto, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Josiane Luisa Frantz, e o engenheiro ambiental da Secretaria de Planejamento e Governança, Márcio Nicknig, explicaram o propósito do evento.
De acordo com Nicknig, a conferência terá a presença de diversos municípios participantes. Ele destacou que o encontro, em âmbito local, tem o objetivo de reunir ações e propostas da região, que serão apresentadas na etapa estadual em 2025. “São esforços locais para criar ações, sugestões e demandas das comunidades regionais que vão a nível estadual, compiladas e reunidas com outras demandas, que depois vão para nível nacional”, explicou.
A secretária Josiane apontou que é fundamental que cada município faça sua parte para colaborar com o meio ambiente na região. “Nada adianta trabalharmos individualmente. O trabalho em conjunto entre as cidades aqui entorno com certeza vai trazer um melhor resultado nessas propostas”, disse.
Durante a programação da manhã, o público terá uma dinâmica expositiva sobre o tema Emergência Climática e os cinco eixos de trabalho: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Transformação ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.
Já na parte da tarde, os participantes serão divididos em grupos para debater um eixo, de acordo com o interesse de cada um, onde poderão levantar ideias, problemas e elencar ações que resultarão em duas propostas, para compor um relatório que será enviado ao Governo do Estado e debatido na Conferência Estadual em 2025.
Além disso, durante o evento será realizada também uma eleição para escolher delegados que irão representar a Conferência Intermunicipal na etapa estadual, para levar as propostas escolhidas e “ também trazer o seu viés de preocupação, para, quem sabe, as nossa propostas também serem escolhidas para ir para a Conferência Nacional”, concluiu Josiane.
O evento é aberto a participação de maiores de 16 anos. As inscrições para os interessados podem ser efetuadas clicando aqui.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Seminário debate enfrentamento ao desastre climático registrado em 2024 no RS
O evento acontecerá no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre
Lembranças do tempo de antigamente
Lembra-se dos tempos em que a vida parecia mais leve? Os dias em que o som das conversas ecoava pelas varandas, os almoços em família se estendiam pela tarde, e as crianças corriam descalças pelo quintal? São memórias que aquecem…
Gauten Summit: o futuro do trabalho e a inteligência artificial é a temática no segundo dia da programação
Evento segue até esta quinta-feira
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade