Geral

Fórum da Educação de Santa Cruz reuniu 140 pessoas no auditório da Unisc

Publicado em: 28 de outubro de 2023 às 11:28 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:30
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jaime Fredrich/Prefeitura de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Evento contou com a participação de professores e diretores de escolas municipais, estaduais, privadas e conveniadas

    Na tarde dessa sexta-feira (27) foi realizado no auditório do Bloco 18 da Unisc o Fórum Municipal da Educação de 2024. Está é a etapa local da Conferência Nacional de Educação (Conae), que debateu propostas pertinentes à qualidade da educação básica. O evento reuniu 140 pessoas interessadas em pensar melhorias educacionais para o próximo decênio, principalmente professores e diretores de escolas municipais, estaduais, privadas e conveniadas. 

    Promovido por uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação e da 6º Coordenadoria Regional de Educação, o Fórum recebeu apoio da Unisc, Colégio Mauá e Rede Criança. As discussões foram centradas na temática da Conae deste ano – Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. 

    Confira ainda: Governador publica decreto que institui programa Educar para Inovar

    Os trabalhos foram coordenados pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Sandim Conrad, que frisou a importância de serem levadas em conta, para as propostas ao Plano, as particularidades dos estudantes e a valorização dos profissionais. Financiamento público da educação, formação continuada dos professores, gestão democrática, cultura da paz e igualdade social, racial e de gênero foram pontos destacados na apresentação de Maria Cristina, que também exerce a função de vice-coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-RS). 

    O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, lembrou das mudanças constantes pelas quais a educação passa e, diante disso, da importância de os planejamentos serem maleáveis e adaptados às realidades locais e temporais. “A educação é responsável por todo o desenvolvimento nacional e atua no processo emancipador de um povo. Não podemos pensar nela como uma fôrma única para moldar os cidadãos. Ela precisa ser repensada constantemente, porque tudo se transforma o tempo todo no mundo e a educação precisa acompanhar os avanços”, analisou.