Evento contou com a participação de professores e diretores de escolas municipais, estaduais, privadas e conveniadas
Na tarde dessa sexta-feira (27) foi realizado no auditório do Bloco 18 da Unisc o Fórum Municipal da Educação de 2024. Está é a etapa local da Conferência Nacional de Educação (Conae), que debateu propostas pertinentes à qualidade da educação básica. O evento reuniu 140 pessoas interessadas em pensar melhorias educacionais para o próximo decênio, principalmente professores e diretores de escolas municipais, estaduais, privadas e conveniadas.
Promovido por uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação e da 6º Coordenadoria Regional de Educação, o Fórum recebeu apoio da Unisc, Colégio Mauá e Rede Criança. As discussões foram centradas na temática da Conae deste ano – Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
Confira ainda: Governador publica decreto que institui programa Educar para Inovar
Os trabalhos foram coordenados pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Sandim Conrad, que frisou a importância de serem levadas em conta, para as propostas ao Plano, as particularidades dos estudantes e a valorização dos profissionais. Financiamento público da educação, formação continuada dos professores, gestão democrática, cultura da paz e igualdade social, racial e de gênero foram pontos destacados na apresentação de Maria Cristina, que também exerce a função de vice-coordenadora da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-RS).
O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, lembrou das mudanças constantes pelas quais a educação passa e, diante disso, da importância de os planejamentos serem maleáveis e adaptados às realidades locais e temporais. “A educação é responsável por todo o desenvolvimento nacional e atua no processo emancipador de um povo. Não podemos pensar nela como uma fôrma única para moldar os cidadãos. Ela precisa ser repensada constantemente, porque tudo se transforma o tempo todo no mundo e a educação precisa acompanhar os avanços”, analisou.
Notícias relacionadas

Clube Arte de Viver busca estreitar laços com a Prefeitura por meio de eventos e projetos
Um encontro foi realizado no Salão Nobre do Palacinho para abordar o tema

Prefeitura de Santa Cruz se manifesta sobre multa à igreja por conta de barulho do sino; veja
A medição do nível de pressão sonora foi realizada após a reclamação de um morador que se queixou do ruído

Morre bebê resgatado de enchente no Vale do Taquari em 2024
Anthony Miguel ficou conhecido após ser salvo de helicóptero durante tragédia no estado

Com apelo à consciência no trânsito, Venâncio Aires lança Campanha Maio Amarelo
Objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância de agir com responsabilidade nas ruas