Edson Sortica assumiu durante 19 anos o posto policial da Brigada Militar em Monte Alverne
A noite desta segunda-feira (28) foi marcada por homenagens ao sargento aposentado da Brigada Militar, Edson Sortica. Por meio de uma iniciativa do vereador Alberto João Heck (PT), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene para a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense ao Sortica, pessoa e prodi muito querido pela comunidade de Monte Alverne e região. Dedicando grande parte da sua à segurança pública do interior de Santa Cruz do Sul, Sortica contou com a presença de diversos amigos e pessoas da comunidade na câmara na noite de hoje.
Com alegria e brilho nos olhos, o sargentodefiniu a homenagem como algo emocionante: "Tu ter o teu trabalho reconhecido com um título desse é muito gratificante. Eu me sinto muito honrado, porque não é qualquer pessoa que recebe uma homenagem dessas. É difícil em um trabalho como policial militar ter um carinho e reconhecimento da comunidade, mas é isso o que fortalece e não tem preço".
Quem é o sargento Edson Sortica?
Edson Sortica nasceu em São Sepé, em 21 de agosto de 1971 onde viveu até a adolescência. Foi para Rio Pardo estudar e morar com uma tia. Lá se formou no 2º Batalhão de policia militar, em outubro de 1991, e imediatamente começou a trabalhar na Brigada Militar de Santa Cruz do Sul, onde permaneceu por oito anos. Em 1999, Sortica assumiu como responsável pelo Posto Policial de Monte Alverne e lá se manteve 19 anos até se aposentar em 2018.
Sortica destacou-se no policiamento comunitário. A Brigada Militar de Monte Alverne tinha, além do policiamento, uma forte atuação na área da defesa civil como em enchentes e acidentes naturais. Além da sua função, desempenhava o papel de bombeiro, ambulância e agente funerário. Em 2013 foi promovido a 3º Sargento e continuou desenvolvendo suas atividades, também na área social da Brigada Militar, como arrecadação de alimentos para o Hospital de Monte Alverne e a campanha do agasalho para pessoas carentes.
LEIA TAMBÉM: Uma história de 32 anos dedicados ao interior de Santa Cruz do Sul e à Brigada Militar
PROERD
Em 2014, Edson Sortica, fez o curso de instrutor do Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (Proerd), da Brigada Militar que tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado e professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha. A partir daí, Sortica começou a ministrar aulas do Proerd em escolas na região de Monte Alverne.
NOS DIAS DE HOJE
Atualmente, Sortica continua morando em Monte Alverne, é casado com Bruna Vogt e pai de Ana Carolina Sortica de 16 anos. A esposa Bruna destacou que inúmeras vezes aconteceu do marido largar um evento familiar para atender uma ocorrência, mas que todos compreendiam a situação, já que era da natureza da profissão de policial militar. Contudo, Bruna descreve Edson Sortica como um homem muito atencioso e dedicado a família que sempre foi sua prioridade.
Notícias relacionadas
Vereador aponta uso político e cobra climatização do Arnão da atual gestão
Serginho Moraes (PL) destaca que a climatização do Arnão é um projeto considerado complexo que exige um alto investimento
Sérgio Moraes admite possibilidade de rompimento do contrato com a Corsan: “podemos até municipalizar”
A declaração surge após a população relatar alterações no gosto e no cheiro da água que chega nas torneiras
Anúncio do secretariado do governo de Sérgio Moraes será em 1º de janeiro
Neste momento, o foco está na transição de governo, com visita às secretarias para levantamento da situação administrativa
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições