Geral

Morre Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter

Publicado em: 28 de setembro de 2023 às 09:41 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 15:51
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    G1
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Informação foi confirmada pela família nesta quinta-feira

    O ator Michael Gambon, mais conhecido por interpretar Alvo Dumbledore na franquia dos filmes "Harry Potter", morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (28). A família confirmou a morte em uma declaração emitida pela agente de relações públicas Clair Dobbs. Segundo a agência de notícias PA Media, ele morreu "pacificamente no hospital".

    "Estamos arrasados ​​em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia", diz o comunicado.

    Admirado por gerações de atores, Sir Michael John Gambon começou a atuar no palco no início dos anos 1960. Mais tarde, estreou na TV e no cinema. Entre seus papéis notáveis estão o líder psicótico da máfia em "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante", de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em "O Discurso do Rei", de Tom Hooper, em 2010.

    Gambon foi o segundo ator a interpretar Dumbledore na versão cinematográfica de Harry Potter. Ele encarou o papel em 2004 depois da morte de Richard Harris, em 2002. Ao todo, foram oito filmes da franquia. 

    O ator nasceu em 19 de outubro de 1940, em Dublin, na Irlanda, filho de mãe costureira e pai engenheiro. A família mudou-se para Camden Town, em Londres, quando Gambon tinha seis anos, enquanto seu pai procurava trabalho na reconstrução da cidade no pós-guerra.

    Gambon se aposentou dos palcos em 2015 após sofrer problemas de memória de longo prazo, mas continuou atuando na tela até 2019. Ele disse a um entrevistador em 2002 que seu trabalho o fez se sentir "o homem mais sortudo do mundo".