28 regiões do Estado são representadas pelos conselhos
O Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que representam as 28 regiões do estado, apresentou, nesta quarta-feira (27) a prestação de contas da execução dos planos estratégicos de desenvolvimento, referente ao convênio firmado com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
O documento detalha os valores utilizados em cada localidade. A verba total para a execução do plano foi de R$ 2,5 milhões. Desse total, foram devolvidos R$ 372 mil, equivalentes aos rendimentos. A execução financeira teve acompanhamento técnico de uma comissão especial da SPGG e avaliação permanente da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage).
Os Coredes identificaram suas principais necessidades e onde suas ações estratégicas devem ocorrer, entre as áreas de Agricultura, Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura e outras. As pautas foram definidas em audiências e consultas públicas.
Para o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, o trabalho contribuirá para o crescimento do Interior do estado. "É uma ação que demonstra a transparência no setor público. A metodologia utilizada contribuiu muito para identificar o que as comunidades queriam para suas localidades. Além disso, todas as medidas estão atreladas ao Plano Plurianual do Governo do Estado", afirmou.
Importância dos Coredes para a Gestão Pública
Qualificar o planejamento regional é o foco dos Coredes. Para que isso aconteça, a SPGG forneceu um diagnóstico de políticas públicas a cada região, relacionando com os principais problemas e oportunidades das localidades. A primeira inovação que essa ação trouxe à gestão do Estado foi a de fornecer um sentido mais estratégico à Consulta Popular 2017, com os projetos priorizados pelas regiões constituindo um subsídio ao processo.
Notícias relacionadas
Sérgio Moraes cobra agilidade na obra do viaduto do Arroio Grande
Segundo a previsão do Consórcio, em março a obra - que tem 264,83 metros de extensão - deve estar liberada para o tráfego de veículos
Academias de Saúde do SUS reiniciam atividades físicas em Venâncio Aires
Cerca de mil pessoas participam do projeto que visa ofertar mais qualidade de vida
Obras emergenciais no bairro Belvedere iniciam segunda
Intervenções iniciam na rua João Werlang, via de acesso ao bairro, principalmente no trecho mais afetado pelas chuvas do ano passado
Homem é socorrido após queda em Venâncio Aires
Ele foi retirado pela equipe dos bombeiros, após atendido e removido pelo SAMU para hospital, com lesão no joelho