Geral

Antidepressivos estão entre os mais retirados

Publicado em: 28 de setembro de 2017 às 15:59 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:09
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Entre os cinco medicamentos mais dispensados nas farmácias básicas aparecem Amitriptilina e Fluoxetina, usados para tratar doença considerada o mal do século

    Quem faz uso contínuo de medicamentos sabe bem da importância da Farmácia Básica Municipal e do programa do Governo Federal que entrega remédios de forma gratuita à população, o Farmácia Popular. Eles contribuem na redução de despesas no fim do mês e mantêm, de certa forma, a saúde dos brasileiros. Só em Vera Cruz são dispensados cerca de 150 mil unidades, entre comprimidos, drágeas, frascos e bisnagas na Farmácia do SUS, localizada ao lado da Secretaria de Cultura. Já em Vale do Sol, a farmácia dispensa a cada 30 dias em torno de 72 mil comprimidos e/ou frascos. Os números entre os dois municípios são díspares, muito em função da quantidade populacional, mas em um quesito se equipara: a maioria dos medicamentos entregues é para tratar da depressão.

    Na lista dos cinco medicamentos mais entregues em Vera Cruz e Vale do Sol, dois deles são justamente para o tratamento da doença que é considerada o mal do século. No Vale, a situação é ainda mais grave. Amitriptilina e Fluoxetina, ambos medicamentos usados para tratar da depressão, lideram o ranking, em primeiro e segundo lugar, respectivamente. São 56.855 comprimidos ingeridos todos os meses pela população. Em Vera Cruz, os antidepressivos ocupam o segundo e o terceiro lugar no top cinco, com dispensa de 40.200 comprimidos por mês. Na Capital das Gincanas, o medicamento mais entregue é o Omeprazol, usado para reduzir a acidez estomacal.

    PÚBLICO QUE MAIS RETIRA 
    Em Vera Cruz, o maior número de atendimentos e dispensações de medicamentos concentra-se nos pacientes idosos (acima de 60 anos), com cerca de 50% dos atendimentos, seguido do público infantil (0 a 18 anos) com cerca de 30%. Em Vale do Sol, o público é bem diversificado em relação à faixa etária, desde bebês, crianças, gestantes, jovens, mas a maioria são adultos e idosos.

    A matéria completa você confere na edição impressa do Jornal Arauto desta terça-feira.