Explanação focou no Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade compra institucional para complementação da alimentação escolar
Durante a programação da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, aconteceu nesta terça-feira (27) o Seminário sobre Aquisições de Alimentos da Agricultura Familiar pelos Órgãos Públicos Federais no RS, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Não é de hoje que o sistema implantado em Vera Cruz para a aquisição da merenda escolar – e qualificado ano a ano – é notícia pela referência na compra de produtos da agricultura familiar. Nesta semana, neste evento, virou case de sucesso na Expointer.
Participaram do seminário a secretária municipal da Educação de Vera Cruz, Micheli Rech, a nutricionista que responde pelo cardápio da alimentação escolar no município, Caroline Ortolan, e representantes da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec). Em pauta, as compras da agricultura familiar com foco na modalidade Compra Institucional. O evento foi prestigiado por membros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), MDA, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar e outras entidades representativas do setor.
Caroline destaca que Vera Cruz foi convidado porque implementou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade compra institucional para complementação do PNAE, que é o programa voltado à alimentação escolar. “Como a gente já utiliza 100% da agricultura familiar pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar, pelo PNAE, com compra da agricultura familiar, e tinha a necessidade de aumentar isso, é possível via PAA compra institucional, que foi instaurado para poder complementar, que é com recurso próprio do município, voltado para a compra da agricultura familiar, que vai se direcionando para merenda escolar. Então fomos convidados para falar sobre isso, porque é algo relativamente novo pelos municípios, a implementação desse programa para merenda escolar”, informa.
A nutricionista disse que coube ao Município explicar como tem funcionado na prática, quais são os itens que estão incorporados lá, como é que foi feito isso tudo. E a Coopervec também foi convidada para falar no relato de experiência, pois além de formada por produtores rurais, são os vendedores dos produtos. A presidente Dais Schubert e a secretária Luciane Silva comentaram que são comercializados mais de 85 itens dos cerca de 118 associados, e a merenda escolar é o principal mercado, mas além dele, a cooperativa participa de outros eventos, feiras e projetos. Esse relato vera-cruzense deve inspirar mais projetos, inclusive em nível de Ministério, destacou Caroline, a partir da procura por mais informações diante da Secretaria Municipal da Educação e da Coopervec.
Micheli frisa a importância de mostrar também ao jovem a importância desse trabalho que oportuniza mais um nicho de produção e fortalecimento do empreendedorismo rural, mais um motivo para permanecer no campo e produzir saúde e qualidade na alimentação. E essa transformação que vem ocorrendo, fazendo a economia local girar, estimulando a produção da agricultura familiar e melhorando os hábitos alimentares na escola, tem feito a diferença, atesta a Secretária da Educação.
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