Imagens produzidas e armazenadas pelo sistema são de responsabilidade do Município
A Lei Municipal n° 1.664, de 26 de agosto de 2019, exige, agora, a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas municipais de Candelária. O projeto de autoria do vereador Jorge Willian Feistler (PTB) foi sancionado pelo prefeito municipal, Paulo Butzge, no início dessa semana.
Conforme a lei, as escolas situadas em áreas onde forem constatados mais índices de violência, vandalismo e tráfico de drogas, terão prioridade na implantação do equipamento. Serão no mínimo duas câmeras de segurança que registrem imagens permanentemente nas áreas de acesso e principais instalações internas dos educandários.
A lei estabelece ainda que o sistema de monitoramento deverá constar, pelo menos, da instalação de circuito interno de TV, com possibilidade de gravação de imagens e de câmeras instaladas de modo a permitir o monitoramento das áreas externas dos estabelecimentos e das áreas de circulação internas. Segundo a norma, fica proibida a instalação de câmeras em banheiros, vestuários e outros locais de reserva de privacidade individual, assim como ambientes de acesso ou uso restrito.
As imagens produzidas e armazenadas pelo sistema são de responsabilidade do Município e não poderão ser exibidas ou disponibilizadas a terceiros, exceto por meio de requisição formal em casos de investigação policial ou para a instrução de processo administrativo ou judicial.
Com a implantação da lei o vereador acredita que será possível garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores e outros servidores das escolas públicas municipais, assim como também atuar na prevenção do aliciamento de nossos jovens para o uso ou envolvimento com as drogas.
A Lei Municipal n° 1.664, entra em vigor cento e vinte dias após sua publicação.
Notícias relacionadas

Câmara aprova projeto que autoriza naming rights em Santa Cruz; veja exemplos brasileiros
Uma das principais sugestões é utilizar o mecanismo para financiar melhorias em locais como o Ginásio Poliesportivo Arnão

Prefeitura de Santa Cruz aplica novas penalidades a empresas por descumprimento contratual
Empresas terão três anos de impedimento para firmar novos contratos com o Município

Câmara aprova oito projetos na sessão dessa segunda-feira
Em regime de urgência foi aprovado projeto de lei que abre crédito no montante de R$ 203.535.98 para custear despesas da Secretaria da Saúde

Prefeitura de Venâncio Aires conclui sindicância sobre colchões adquiridos na enchente
Relatório atesta que não houve desvio de materiais nem prejuízo aos cofres públicos