Geral

Centro Transitório Animal de Venâncio Aires é inaugurado oficialmente

Publicado em: 28 de junho de 2024 às 15:58
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Ato de inauguração foi realizada na tarde desta sexta-feira | Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Local vai servir como abrigo temporário para animais sem tutores que precisam de recuperação devido a lesões ou doenças

    O Centro Transitório (CT) Animal de Venâncio Aires, que servirá como abrigo temporário para animais sem tutores que precisam de recuperação devido a lesões ou doenças, foi inaugurado, oficialmente, nesta sexta-feira (28). Com investimento de R$ 370.255,73, o local fica localizado na antiga área da Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada, no interior do município.

    Capacidade é para cerca de 50 cães, 20 gatos, 10 equinos e uma ala para animais silvestres | Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto

    O CT Animal já está operando há aproximadamente um ano e atualmente quatro cães estão abrigados no local. O objetivo da Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires é que após o tratamento e a recuperação, os animais possam passar pelo processo de adoção.

    Conforme a assessora da Secretaria do Meio Ambiente e atual coordenadora do espaço, Alessandra Ludwig, destaca que, inicialmente, o projeto se tratava de um Centro de Bem-Estar Animal. No entanto, o planejamento foi alterando visando as práticas de proteção animal e a legislação vigente à causa, foi remanejado para um Centro Provisório.

    “Hoje somos o segundo CT do Brasil. E é importante que fique claro que esses animais, que serão resgatados pela Secretaria, por ONG’s, por voluntários, pela comunidade, estão aqui para passar por uma recuperação necessário. Isso aqui não é um depósito de animais, é um local de atendimento humanizado e provisório como o próprio nome diz. Nós queremos cuidar do bem-estar destes animais e, por isso, vamos, no futuro, precisar do apoio da comunidade na hora das adoções”, reforça.

    Leia também

    Atualmente quatro cães estão abrigados no CT Animal | Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto

    Para a secretária do Meio Ambiente, a inauguração do CT Animal é motivo de celebração. Segundo ela, o ciclo de atendimento está completo. “Hoje a gente fecha o ciclo, porque temos o atendimento, a parte de castrações, continuamos fazendo as fiscalizações, mas agora a gente tem para onde levar estes animais, que às vezes eu levava para casa ou ficava desesperada procurando alguém para me ajudar, para ter para onde levar. Então, para mim hoje é um dia de relembrar, de lembrar tudo isso e de agradecer por essa evolução.”

    A infraestrutura do local conta com seis canis, um gatil, maternidade canina, maternidade felina, áreas para animais silvestres, isolamento, áreas administrativas, almoxarifado, cozinha, higienização e ambulatório. A capacidade é para cerca de 50 cães, 20 gatos, 10 equinos e uma ala para animais silvestres.