As noites estão mais quentes e a temperatura na terra aumentou cerca de 1ºC
Com o passar dos anos, as temperaturas têm ficado mais altas. Em Santa Cruz e região, por exemplo, as mínimas têm sido 2 ou 3°C mais quentes. Só o mês de maio registrou uma mínima quase 5ºC mais quente que a média do mês comparado com o século passado. "As mínimas consideramos no momento quando o sol se põe. Nunca maio foi tão quente", fala o professor de Agrometeorologia do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, entrevistado do Arauto Atualidades desta semana.
O professor salienta que um dos fatores para estes aumentos é o efeito estufa, processo que consiste no aumento de gases na atmosfera, como o gás carbônico, por exemplo. "No entanto, se não tivéssemos este efeito, a temperatura na terra seria de 18ºC negativos, diferente de hoje que a média é de 15,7ºC", fala do lado benéfico. Contudo, em 100 anos tivemos o aumento de mais de 50% de gás carbônico na atmosfera, com a queima de petróleto e carvão, o que favorece o aquecimento.
Com a subida de um grau, em média, na terra, se prevê que, com o tempo, ocorra aumento nas chuvas, entre 5% a 15%, no Hemisfério Sul, o que inclui a região de Santa Cruz, e no norte da Europa. Já no Equador, principalmente na parte da Amazônia, pode perder as florestas e virar um cerrado – árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas -, ou uma savana – cobertura vegetal, formada predominantemente por vegetação rasteira.
Para a população tentar evitar essa emissão excessiva de gás carbônico, o ideal é diminuir a queima de combustível, como evitar não usar tanto o carro, e fazer reflorestamento, já que as árvores retêm o gás na madeira.
Notícias relacionadas
Os desfiles da Oktoberfest fazem história e deixam seu legado de preservação cultural
Assunto é o tema do 23º episódio da série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
Vídeo detalha condições da RSC-153 e reforça pedido por melhorias
Municípios fizeram publicações coletivas para gerar maior mobilização das autoridades
Câmeras mostram caminhão em alta velocidade sem freios em Monte Alverne
Segundo relato de moradores, motorista conseguiu parar o veículo 600 metros depois
Da Alemanha para a Oktoberfest, a música atravessa o oceano e festeja a imigração
Assunto é o tema do 22º episódio da série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul